A obra Reflexão e Práticas em Educação Ambiental propõe repensar os padrões de produção e consumo da sociedade a partir do “lixo” de todo dia.
Aquilo que denominamos “lixo” pode ser compreendido como a ponta mais aparente de um modo de produção e consumo hegemônico nas sociedades atuais, capaz de revelar suas mazelas, virtudes e potencialidades – explicam Juscelino Dourado e Fernanda Belizário, organizadores do livro Reflexão e Práticas em Educação Ambiental. Lançada pela editora Oficina de Textos, em parceria com o Instituto Estre, a publicação reúne teorias, apropriações metodológicas e sugestões de atividades práticas para a educação ambiental sob uma perspectiva crítica e emancipadora.
Tocando em questões como hábitos de consumo, políticas públicas e corresponsabilização, reflorestamento urbano, pedagogia da complexidade e até mesmo no próprio conceito de educação ambiental, esta coletânea de artigos e atividades utiliza o “lixo” como tema gerador de reflexões não apenas sobre como os resíduos urbanos podem ser mitigados, mas também como eles podem contribuir para uma compreensão crítica dos nexos de causalidade que construíram historicamente a situação atual. O termo “lixo” deixa de representar um amontoado de elementos indesejáveis para ser visto como recurso material que pode ressignificar práticas sociais e relações de poder.
Dividida em três partes, a obra se consolida como importante referência para professores, educadores ambientais e pesquisadores. Aborda teorias, metodologias e práticas emancipadoras, complementadas por exemplos de atividades pedagógicas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As experiências retratadas na obra refletem os cinco anos de trabalho do Instituto Estre e de seus monitores, colaboradores e apoiadores.
Título: Reflexão e Práticas em Educação Ambiental;
Organizadores: Juscelino Dourado e Fernanda Belizário;
Ilustradores: Pandora Estúdio de Artes, Marko Mello e Marcelo da Paz;
Editora: Oficina de Textos;
Nº de páginas: 176;
Formato: 17 x 24 cm;
Preço: R$ 20,00.