Ofício enviado ao presidente da companhia inclui uma série de recomendações

O Conselho Deliberativo do Instituto Ethos decidiu suspender o Carrefour Brasil do quadro associativo da organização após processo de análise das respostas da empresa ao caso de agressão e morte de João Alberto Silveira Freitas, por dois seguranças terceirizados de uma unidade da empresa no Rio Grande do Sul.

Seguindo os procedimentos estabelecidos no Código de Conduta do Ethos, que se aplica a todas as empresas associadas ao Instituto, o processo envolveu: (i) envio de ofício ao presidente da companhia, estabelecendo prazos para que a empresa apresentasse seu posicionamento, como entende sua responsabilidade frente ao fato, e os processos e ferramentas para prevenir e coibir casos dessa natureza; (ii) avaliação pela Comissão Interna de Ética e lista de recomendações para o Comitê de Ética; (iii) avaliação pelo Comitê de Ética e submissão de parecer para decisão do Conselho Deliberativo do instituto.

Com a consolidação das recomendações e do parecer, o Conselho Deliberativo do Instituto se reuniu para avaliar o caso e decidiu por suspender o Carrefour Brasil, condicionando seu retorno ao quadro associativo do Instituto Ethos ao diálogo a respeito do aprimoramento das medidas que poderá adotar; ao cumprimento e à manutenção dos compromissos publicamente assumidos; e à avaliação do progresso nos resultados apresentados durante esse período.

No ofício enviado ao Carrefour Brasil, o Instituto Ethos fez uma série de recomendações:

Sobre a Suspensão

A suspensão do quadro associativo implica na interrupção da participação do Carrefour Brasil nas atividades do Instituto Ethos destinadas às empresas associadas e/ou patrocinadoras institucionais. Durante esse período, o Carrefour Brasil fica suspenso de realizar a contribuição associativa e o patrocínio a projetos e eventos e, consequentemente, as contrapartidas e benefícios decorrentes desse vínculo institucional, como aplicação de marca em peças de comunicação, participação de fóruns e instâncias como o Conselho Orientador e grupos de trabalho, entre outros.

Será feito acompanhamento pela Comissão Interna de Ética do Instituto Ethos, que monitorará e reportará, mensalmente, os desdobramentos dos compromissos assumidos pelo Carrefour Brasil. Em seis meses, a condição da empresa será reavaliada no mesmo processo, envolvendo a Comissão Interna de Ética, o Comitê de Ética e o Conselho Deliberativo.

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