Clube atua com transparência, presta contas sobre arrecadação e investimentos sociais e destaca que almeja ser o time mais valioso do mundo.

O Sport Club Corinthians Paulista apresentou, em 14 de maio, o seu Relatório de Sustentabilidade, que é realizado pelo quinto ano consecutivo. O time foi o primeiro no mundo a utilizar para isso as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que desenvolve um padrão para empresas e organizações divulguem informações econômicas, sociais e ambientais sobre sua gestão.

A publicação visa ser um instrumento de transparência e de lisura administrativa, por meio do qual o clube fortalece a relação de confiança e de paixão conquistada com os seus stakeholders, entre os quais se destacam os mais de 30 milhões de torcedores.

“Nosso clube saiu na frente fazendo um relatório símbolo de transparência”, disse o diretor de Finanças do Corinthians, Raul Corrêa da Silva. “A base para uma gestão sustentável é a dimensão econômica. Sem ela, não há futuro. Trabalhamos nestes últimos anos fortalecendo a gestão financeira, sem descuidar da dimensão social, exemplificada no fortalecimento do relacionamento com nossos públicos, principalmente com a torcida. Esperamos servir de exemplo para outros times prestarem contas à sociedade”, ressaltou.

Com versões em português, inglês e espanhol, disponíveis no site oficial do clube, o relatório foi realizado pela Report Sustentabilidade, consultoria especializada em comunicação e sustentabilidade. Para ampliar o grau de transparência do documento a PriceWaterhouse Coopers (PwC) respondeu pela verificação independente do conteúdo e os dados econômico-financeiros foram auditados pela Grant Thornton Auditores Independentes. “A diretoria, capitaneada pelo presidente do clube, Mário Gobbi Fillho, fez questão dos melhores especialistas para atestarem a qualidade da apresentação de nossa governança, investimentos e ativos, atividades esportivas, preocupação com meio ambiente e informações financeiras”, disse Raul Corrêa da Silva.

O relatório cobre o período de 1º. de janeiro a 31 de dezembro de 2012 e incorpora fatos relevantes ocorridos até 30 de janeiro de 2013. A definição do seu conteúdo foi conduzida pela Presidência e pela Diretoria de Finanças do clube, com apoio das demais diretorias.

Prioritariamente destinado a investidores, parceiros de negócios, instituições financeiras, entidades de classe e outros clubes, o relatório mescla, com equilíbrio, dados econômico-financeiros, contábeis, de gestão, de governança, de investimentos e de ativos, com informações sobre esportes, torcida, estratégia, comunicação e meio ambiente, além de memória e fatos relevantes ocorridos nos mais de 100 anos de história do clube.

O relatório também faz referência à Arena Corinthians, o novo estádio do clube, que está com mais de 75% das obras concluídas e contará com reaproveitamento de água e economia de energia, por meio de um painel fotovoltaico capaz de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. De acordo com o relatório, o legado deixado pela Arena vai além do ambiental. O empreendimento tem trazido grandes benefícios para a Zona Leste de São Paulo, como obras de infraestrutura urbana e geração de empregos.

A valorização da marca “Corinthians” também é tema do relatório. Em 2012, seu valor apresentou um crescimento de 15,9% em relação a 2011, atingindo R$ 1,005 bilhão.