Relação entre os poderes e o fortalecimento do Estado Democrático de Direitos será observado em diferentes atividades

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem sido impelida a refletir sobre a democracia. Divergências entre os poderes e ataques ao Estado Democrático de Direito têm tomado a cena num momento que se estabelece como crítico para a atual crise política. Mais que isso, a questão econômica e social também sofre com os impactos de políticas antidemocráticas.

Vale destacar que grande parte dos países ricos é regida pela democracia, segundo o livro Democracy and Development – Political Institutions and Well-Being in The World, 1950-1990 (Cambrigde University Press, Estados Unidos), esse fenômeno ocorre porque a manutenção da democracia e o nível de desenvolvimento econômico estão diretamente relacionados.

Partindo da premissa que a democracia se caracteriza por uma organização política e baseada em direitos civis, políticos e sociais, uma sociedade democrática é aquela onde as pessoas usufruem de um conjunto de direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade de pensamento e de expressão, entre muitos outros. Questões que serão abordadas em duas diferentes atividades desta semana na Conferência Ethos 2021, com exibição através do canal do Ethos no YouTube.

Democracia na Conferência Ethos 2021

Para nos auxiliar a entender sobre as relações entre os poderes executivo, legislativo e federal – como se organizam e como essas relações impactam as ações dos demais poderes – e, a conjuntura política, bem como compreender caminhos para o equilíbrio de poderes para fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a Conferência Ethos 2021 irá promover os seguintes diálogos:

 

Saiba mais sobre a Conferência Ethos 2021!

 

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels