Data pretende ampliar a discussão sobre o aquecimento global e suas consequências
Dia 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data para relembrar e avaliar o impacto que os gases do efeito estufa podem causar no médio e longo prazo. As atividades humanas são tidas como uma das maiores responsáveis pelo aumento acelerado das temperaturas globais e suas consequências podem ser desastrosas.
Entre as consequências do aumento da temperatura global estão:
- Desequilíbrio oceânico
- Perda de áreas agricultáveis e habitáveis
- Aumento das áreas desertificadas
- Aumento dos desastres naturais
- Derretimento das calotas polares, elevando o nível dos mares
- Extinção de espécies
Um dos caminhos de solução para este desafio é fazer a transição para uma economia de baixo carbono, investindo em novas formas de geração de energia, em especial, as limpas.
O Instituto Ethos trabalha para que empresas se engajem cada vez mais nesta temática através do Fórum Clima, grupo de trabalho sobre mudanças climáticas. O grupo tem como objetivo acompanhar os compromissos da “Carta Aberta ao Brasil sobre Mudanças Climáticas” e fomenta o debate sobre o papel das empresas e organizações na construção de caminhos possíveis para frear o aquecimento global. Além disso, o grupo irá lançar, este ano, uma publicação sobre o financiamento da adaptação climática. Para saber mais, clique aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos
Foto: IPÊ – Campanha A Árvore Que Sente