Participação reforça a importância da atuação na promoção de boas práticas alinhadas aos princípios socioambientais
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou sua primeira reunião do Conselho Socioambiental, que teve como foco discutir estratégias para aliar objetivos comuns entre mineração, conservação ambiental, ASG (ESG), transição para uma economia de baixo carbono, preservação da Amazônia, minerais críticos e inclusão social.
O encontro aconteceu em Brasília (DF), 01/02, e contou com a presença de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, como membro do Conselho Socioambiental do IBRAM, destacando o compromisso do Instituto Ethos com questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social. Através de uma participação ativa, o Instituto Ethos reforça a importância de sua atuação na promoção de práticas empresariais alinhadas com os princípios socioambientais.
“Agradeço o convite para integrar o Conselho Socioambiental do IBRAM e quero destacar que participar com Ana Cabral-Gardner, CEO da Sigma Lithium; Ana Cunha, diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross; Ilona Szabó de Carvalho, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé; Izabella Monica Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Malu Paiva, vice-presidente executiva de sustentabilidade da Vale; Marcello Brito, secretário executivo do Consórcio Amazônia Legal; Marília Marreco Cerqueira, ex-presidente do IBAMA; Marina Freitas Grossi, presidente do CEBDS e Paulo Hartung, presidente-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) para refletir e sugerir ações sustentáveis no setor de mineração é uma enorme oportunidade para fazermos avançar a estratégia ASG no Brasil”, declarou Caio Magri.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, destacou a importância da mineração para a evolução da transição energética e da descarbonização mundial. Ele ressaltou que a mineração pode posicionar o Brasil como protagonista global da inovação tecnológica e da transição para uma “economia verde”. Além disso, Jungmann enfatizou a relevância do Conselho em trazer propostas representativas e legitimadas para promover discussões e conclusões alinhadas com esses objetivos.
O Conselho Socioambiental do IBRAM é composto por executivos de destaque nacional. A reunião também contou com a presença de membros importantes da equipe do IBRAM. A próxima reunião do Conselho Socioambiental está agendada para maio e promete dar continuidade a essas importantes discussões sobre o papel da mineração na promoção da sustentabilidade e inclusão social.
Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos
Foto: IBRAM