B. Braun estabelece plano que busca promover a integridade nos negócios seguindo know-how do Ethos

A B. Braun, multinacional alemã presente em mais de 60 países e há 50 anos no Brasil, irá formalizar parceria com o Instituto Ethos, no programa Cadeia de Valor, nesta terça-feira, dia 25, em evento a ser realizado no Rio de Janeiro.

Para entender as motivações e o foco do programa que será desenvolvido, conversamos com a Diretora Jurídica e de Compliance da B. Braun, Daniele Lopes.

Ethos: Desde sua fundação, há 177 anos, o Grupo B. Braun se orgulha em ter a reputação de empresa coerente com os seus valores éticos. No caso da B. Braun Brasil quais são as medidas necessárias para promover o alinhamento com estas diretrizes? Fatores como a cultura local tiveram a necessidade de serem observados?
Daniele Lopes: Quando iniciamos a implementação da área de compliance, no Brasil, estávamos cientes do enorme desafio, mas tínhamos a certeza de que, com uma mensagem clara e alinhada com nossos valores corporativos, conseguiríamos disseminar a cultura da conformidade entre nossos colaboradores, parceiros de negócios e fornecedores. Em 2011, quando lançamos nosso Código de Conduta Ética, decidimos que todos os nossos colaboradores e parceiros comerciais receberiam treinamento presencial e adequado para entender e adotar os princípios insculpidos no nosso Código. Durante um ano inteiro, treinamos todos. Foram mais de 1.500 pessoas. Falamos abertamente sobre o “jeitinho brasileiro”, sobre corrupção, favorecimentos e outros temas. Deixamos muito evidente a conduta que esperávamos de todos, visto que para a B. Braun ética é um tema inegociável.

Ethos: De que forma o Código de Ética da B. Braun norteia a conduta da empresa no trato com colaboradores, clientes, fornecedores e concorrentes?
Daniele Lopes: Nosso código de conduta contém 10 diretrizes fundamentais que norteiam a atuação dos colaboradores da B. Braun em todo o mundo: Conflito de Interesses; Proteção aos Bens da Companhia e Outros Ativos de Valor; Da Proteção às Informações Confidenciais da Companhia; Da Garantia de Igualdade de Oportunidades; Da Proteção do Meio Ambiente; Da Segurança de Nossos Funcionários; Da Prevenção de Corrupção/Suborno; Da Concorrência Leal/Negociações Justas; Da Segurança e Qualidade de Nossos Produtos; e Do Compartilhamento de Conhecimento. Essas diretrizes orientam nossa conduta com colaboradores, clientes, concorrentes e fornecedores, cujo relacionamento é pautado no respeito mútuo, no princípio da boa-fé, na transparência e no reconhecimento.

Ethos: Na área da saúde, você considera que é ainda mais imperativo que as empresas sigam princípios éticos?
Daniele Lopes: A adoção de princípios éticos, de acordo com os valores organizacionais, é condição sine qua non para a construção de um ambiente negocial saudável. E essa regra vale para qualquer mercado. Na área da saúde, além de uma conduta ética nos negócios, há que se privilegiar sempre o melhor interesse dos milhares de pacientes que utilizam tais produtos e serviços. Cada empresa, cada profissional que atua nesse mercado tem como missão precípua oferecer tecnologias e produtos adequados e capazes de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.  E é justamente isso que faz com que a questão ética seja tão fundamental na área da saúde.

Ethos: Podemos dizer então que a tomada de decisão em liderar e incentivar o programa Cadeia de Valor, junto ao Instituto Ethos, foi calcado nestas bases?
Daniele Lopes: Os valores da B. Braun são sólidos e foram construídos, em bases globais, ao longo de quase dois séculos de existência. A conformidade é o caminho natural e capaz de dar sustentação ao desenvolvimento dos nossos negócios no Brasil. O Programa Cadeia de Valor, oferecido pelo Instituto Ethos, veio ao encontro do desejo da B. Braun de, no escopo do seu programa de integridade, disponibilizar para seus parceiros de negócio uma ferramenta que lhes permita avaliar o compliance e a governança de suas empresas e verificarem os pontos que têm a aprimorar. Não abrimos mão de conduzir nossos negócios com ética e lisura e exigimos de nossos parceiros comerciais a mesma postura. Afinal, integridade gera valor para a empresa e para todos os integrantes da cadeia.

Ethos: Qual o objetivo da B. Braun, no que se refere ao compliance, em abarcar os seus distribuidores para este programa?
Daniele Lopes: Nosso objetivo é muito simples. Queremos trabalhar com parceiros que se identifiquem com nossos valores e os pratiquem no mercado. A marca B. Braun não que ser lembrada apenas pela qualidade e segurança dos seus produtos. Queremos continuar a ser reconhecidos, pelos nossos clientes, parceiros e fornecedores, também, pela nossa conduta íntegra e, para isso, a escolha dos parceiros certos é fundamental. Esta etapa é apenas o começo. Nossa intenção é estender o Programa aos demais parceiros e fornecedores, de modo a que todos tenham a oportunidade de avaliarem o grau de maturidade de suas empresas em relação aos aspectos relacionados à ética, governança e sustentabilidade das suas empresas.

Ethos: O que escândalos como a Operação Lava Jato denotam para as empresas, no que tange a práticas integras?
Daniele Lopes: Escândalos como a Lava Jato servem para lembrar às empresas de que o melhor dinheiro é aquele ganho com o trabalho técnico, com produtos e serviços de qualidade, de modo lícito, pois, se reverte em resultados positivos, os quais se convertem em investimentos para expandir e solidificar seus negócios. Creio que muitas empresas, atualmente, se deram conta da importância de criarem uma cultura organizacional calcada em valores éticos e princípios tais como transparência e integridade e, com isso estão investindo na estruturação de uma área de compliance. E essa nova postura é positiva para as empresas, seus colaboradores, parceiros e fornecedores. Para a sociedade. Para o Brasil.

“(…)optar pela conformidade é uma evidência de maturidade corporativa. Requer uma profunda reflexão do comando das empresas e uma vontade de reinventar a sua cultura organizacional. Ao fazerem essa opção, o maior ganho é intangível. Essas empresas passam a ser percebidas de um modo diferente pelo mercado. Eis que se cria uma identidade ética.”

Ethos: Quais os principais ganhos para empresas, independentemente do tamanho, quando adotam condutas éticas e transparentes?
Daniele Lopes: A meu ver, optar pela conformidade é uma evidência de maturidade corporativa. Requer uma profunda reflexão do comando das empresas e uma vontade de reinventar a sua cultura organizacional. Ao fazerem essa opção, o maior ganho é intangível. Essas empresas passam a ser percebidas de um modo diferente pelo mercado. Eis que se cria uma identidade ética. Além disso, há uma valorização da marca e da imagem perante seus colaboradores, clientes, parceiros e o público em geral. Isso reforça o orgulho corporativo, fideliza clientes e atrai parceiros que compartilham os mesmos valores. E por fim, protege a empresa e seus colaboradores e executivos dos riscos da não conformidade, evitando custos desnecessários.

Ethos: No dia 25/04 haverá a celebração da parceria entre Ethos e B. Braun no programa Cadeia de Valor. O que está sendo preparado para este momento?
Daniele Lopes: Para a B. Braun a celebração da parceria com o Instituto Ethos para a adoção do Programa Cadeia de Valor pelos seus distribuidores é um passo importante e que agrega imenso valor ao seu programa de integridade. A reputação do Ethos e os projetos aos quais se dedica falam por si. Para marcar esse momento, neste dia, dedicaremos toda manhã à discussão do tema da integridade nos negócios com nossos colaboradores e distribuidores da Divisão Aesculap e teremos a cerimônia de assinatura do Convênio com o Ethos, pela presidente da B. Braun, no Brasil, Neide Kawabata; o Diretor Executivo Comercial, Carlos Mauricio dos Santos; o Head da Divisão Aesculap,  Álvaro Americano e Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos