Aconteceu ontem (27) a assinatura do termo para lançamento de rating das entidades esportivas
Na manhã de 27 de junho, empresas e entidades esportivas participaram do evento de assinatura de parceria para a construção de um rating para as Entidades Esportivas, no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo. No encontro, os participantes assinaram termo de cooperação para o desenvolvimento dessa iniciativa, que visa o aprimoramento do setor esportivo nacional.
Assinaram o termo: Comitê Olímpico do Brasil; Comitê Paralímpico do Brasil; Comitê Brasileiro de Clubes; Instituto Ethos e Atletas pelo Brasil, representando as empresas signatárias do Pacto pelo Esporte.
A parceria, em formato inédito no mundo, tem como objetivo desenvolver um instrumento que seja vetor de mudança e indutor de boas práticas de governança, integridade e transparência.
Participaram do evento executivos de empresas signatárias do Pacto pelo Esporte: Aché Laboratórios, Banco do Brasil, Bradesco, Centauro, Construtora Passarelli, Correios, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, Mastercard, Siemens, SKY, Somos Educação e Vivo para o encontro. Além de representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e de diversas entidades esportivas.
A assinatura marca o primeiro momento público de um trabalho que vem sendo construído coletivamente por muitos representantes engajados no aprimoramento do setor esportivo.
A primeira etapa para o desenvolvimento do rating foi a criação de um Comitê Gestor, formado pelo COB, CPB, CBC, Instituto Ethos, Secretaria Executiva do Pacto pelo Esporte, três membros independentes e um atleta. O Comitê Gestor é responsável por estabelecer estratégias e definir as diretrizes que guiarão o processo de avaliação das entidades.
A metodologia, que teve apoio técnico da EY, utilizará indicadores que estão sendo estruturados a partir de reuniões periódicas entre o Comitê Gestor e representantes do grupo de contribuição pelo desenvolvimento do esporte.
“O rating será uma ferramenta capaz de avaliar e parametrizar o estágio de desenvolvimento de clubes, confederações e federações, além de ser um instrumento que permite às entidades compreenderem seus desafios e suas oportunidades de melhoria. Dessa forma, pode contribuir e estimular um ambiente mais propício para a melhoria do esporte”, explicou Caio Magri, presidente do Instituto Ethos, organização responsável por coordenar o processo de criação da iniciativa.
A metodologia e os indicadores serão lançados ainda este ano e uma plataforma online será aberta para entidades participarem voluntariamente. Além de fomentar o aprimoramento da gestão e do desenvolvimento esportivo, o rating pretende incentivar mais investimentos do setor privado no esporte brasileiro.
Foto: Flávio Augusto Santana