Oficina sobre os Indicadores Ethos com a temática Integridade aconteceu na parte da tarde
No último dia 11 de abril aconteceu, na sede do Instituto Ethos, a reunião presencial do GT do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção que teve três temáticas principais:
- Apresentação do anteprojeto de lei sobre o sistema de proteção e incentivo ao denunciante e whistleblower.
- Apresentação do estudo “São Paulo: a corrupção mora ao lado?” e perspectivas sobre o beneficiário final da Transparência Internacional (TI).
- Apresentação do relatório de Monitoramento do Pacto pela Integridade e contra à Corrupção
No primeiro momento do encontro, Márcio Antônio Rocha, Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª região, comentou sobre o anteprojeto de lei (estudo inicial que servirá de base ao projeto) que pretende implantar um sistema de proteção ao reportante (whistleblower) e que foi integrado ao projeto “10 medidas contra a corrupção”. O objetivo da legislação é criar um regime de proteção para que o cidadão possa denunciar casos de corrupção com a segurança de um sistema de proteção que inclui a preservação da sua identidade. O projeto é baseado em experiências internacionais e pretende evitar atos de retaliação. Para acessar a legislação, clique aqui.
Na segunda parte do encontro, Fabiano Angélico, da Transparência Internacional, apresentou o recém lançado estudo “São Paulo: a corrupção mora ao lado?” que traz dados sobre o setor imobiliário de São Paulo. O documento fez um mapeamento do número de imóveis no centro expandido de São Paulo que estão ligados a empresas registradas em territórios considerados paraísos fiscais, que facilita a lavagem de dinheiro. O estudo concluiu que 236 offshores controlam 3,4 mil imóveis apenas nas regiões estudadas da cidade de São Paulo. O estudo já foi feito em outros lugares do mundo, como na cidade de Londres, onde foi identificado que há uma rua em que todos os imóveis estão em nome de offshores. Acesse o estudo completo, aqui.
Juliana Soares, do Instituto Ethos, apresentou os dados do preenchimento do Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção na última parte da reunião. Os dados são resultado das empresas signatárias do Pacto que responderam o guia referente aos dados do ano de 2015. À tarde, houve uma oficina dos Indicadores Ethos sobre o mesmo Guia Temático que detalhou a ferramenta, discutiu caminhos para o preenchimento, trabalhou a compreensão dos indicadores quantitativos que passaram a ser obrigatórios neste ano e apresentou as possibilidades de alavancar iniciativas de integridade a partir do auto diagnóstico promovido pelo guia. O preenchimento é mandatório para as empresas que assinam o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e para as que desejam se inscrever no Empresa Pró-Ética.
A próxima reunião do grupo está prevista para ocorrer no dia 16 de maio e será virtual. Acompanhe a Agenda no site do Ethos (www.ethos.org) e mantenha-se informado sobre possíveis alterações.