• Conselhos
  • Gestão
  • Participação social

Para garantir a transparência e auxiliar nos processos de tomadas de decisão, o Instituto Ethos é orientado e guiado por Diretoria, Assembleia Geral (associados curadores) e pelos Conselhos: Deliberativo, Fiscal, Consultivo Internacional e Consultivo Orientador.
Conheça seus componentes.

O Instituto Ethos tem, além de sua Diretoria e Assembleia Geral (Associados Curadores), quatro conselhos que auxiliam nas tomadas de decisão e transparência da instituição.

São eles: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo Internacional e Conselho Orientador.

Confira abaixo os conselheiros do Instituto Ethos.

Andréa tem 30 anos de atuação profissional, 27 dos quais em empresas de bens de consumo, incluindo Natura, Pepsico e P&G. Nos últimos 7 anos, ocupou a posição de vice-presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura e liderou os negócios da empresa fora da América Latina. Antes disso, foi diretora geral de Snacks e presidente da Operação de Bebidas da Pepsico no Brasil.  
Atuou em diversos Conselhos ao longo dos últimos 10 anos, incluindo World Business Council for Sustainable Development, Instituto Ethos,  AmCham, GEF – Global Environmental Facility, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Conselho Emérito Capitalismo Consciente, Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e foi membro fundadora do Grupo Mulheres do Brasil.  
Além disso, recebeu inúmeros reconhecimentos como liderança sustentável pela Plataforma Liderança Sustentável em 2012, 10 Melhores Executivas pelo jornal Valor Econômico em 2013 e 2014, Forbes Most Influential Women in Brazil em 2016, Profissional do Ano Prêmio Atualidade Cosmética em 2019. Em 2022, foi considerada uma das ‘25 Badass Women Shaping Climate Change’ da publicação GreenBiz e entrou para o Hall da Fama de Global Marketers da World Federation of Advertisers (WFA).  
Também é conselheira do Cradle to Cradle Innovation Institute, da Synergia Consultoria Socioambiental e membro do Conselho Consultivo do Pacto pela Promoção de Equidade Racial.  Em 2023, juntou-se ao Conselho de Administração da Globescan e ao Sounding Panel da Shell Brasil, cuja função é orientar a estratégia de transição energética da companhia.  
Andréa é sócia da Casa do Saber e fundadora da Camomila, desenvolvedora de sistemas regenerativos.  

Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, é graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007, responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Desarmamento. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo, ano assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), posição que ocupou até novembro de 2013, quando ingressou na Natura.

Griô da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar que apoia empresas na inclusão e diversidade com metodologias afrocentradas e validadas. Consultora da ONU Mulheres e Pacto Global para fortalecimento das capacidades das empresas signatárias dos Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEps) para enfrentar o racismo estrutural na perspectiva intersetorial.
Ativista pela Educação da Rede “Malala no Brasil”, desenvolveu o Projeto Mandacaru, criado para garantia e proteção do direito das meninas à educação. Co-fundadora do N’zinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte (MG) e do Odara – Instituto das Mulheres Negras de Salvador (BA), onde coordenou programas de articulação de redes e defesa de direitos humanos. É integrante da Coordenação Executiva da Plataforma DHESCA (Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Conselheira do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República. Comitê Consultivo do Movimento Raça é Prioridade.

Investidor, ambientalista e ativista, comprometido em causar impacto positivo no mundo através de investimentos sustentáveis. Casado e pai de cinco filhos, fundou a fama re.capital em 1993, quando tinha apenas 21 anos, estabelecendo um caminho pioneiro no campo dos investimentos responsáveis.
Além da carreira na fama re.capital, fundou quatro ONGs dedicadas a diversas causas sociais e ambientais. Atualmente, serve no conselho de várias organizações proeminentes, incluindo a WWF Brasil, Instituto Ethos e o Pacto pela Equidade Racial, onde continua a promover a sustentabilidade e a equidade.
É ainda um autor prolífico de artigos sobre Investimentos Responsáveis, contribuindo para diversos veículos de comunicação e mantendo sua própria newsletter. Selecionado entre os 99 melhores investidores do mundo na publicação “The World’s 99 Greatest Investors”.

Ativista desde os anos 1970 é mestre em Finanças e doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
Em 1984 participou da fundação da primeira iniciativa do Estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o país, que deu origem as primeiras políticas públicas voltadas pa,ra a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da educação e do mercado de trabalho.
Hélio lecionou em diversas instituições como PUC/Campinas e Universidade São Marcos/SP. Atualmente, leciona na Fundação Visconde de Cairu/Salvador, no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.
Coordenou nos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, ONG com foco na Gestão da Diversidade. Preside o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no país.

Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e Ex-Presidente e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro dos Conselhos do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Fórum Social Mundial, da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. É também membro de conselhos de organizações como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo, da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Comunicação Empresarial, pela PUC Minas; especialista em Gestão da Sustentabilidade pela FDC, em Comunicação pela University of Syracuse/ABERJE, e em Gestão de Pessoas pela FDC/INSEAD. Trajetória profissional marcada por experiências desafiadoras em comunicação e responsabilidade social em diferentes culturas.
Atuou em grandes empresas como Vale e Petrobras, assessorando C-Levels em análises de riscos e impactos sociais, promoção dos Direitos Humanos, inclusão, diversidade e estratégias de posicionamento com foco em boas práticas ASG (ESG), e estratégias de comunicação integrada. Atualmente é diretora institucional da Fundação Renova, atuando nos processos de relações institucionais, comunicação, diálogo e canais de relacionamento.

Oscar Vilhena Vieira é professor fundador e atualmente Diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito pela Universidade de Columbia-Nova York, Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, da Universidade de Oxford. Atuou como Procurador do Estado em São Paulo, fundador e diretor executivo da organização Conectas Direitos Humanos, do Instituto Pro Bono e da Liga Global de Escolas de Direito (LSGL). É membro fundador e conselheiro da Comissão Arns de Direitos Humanos. Oscar Vilhena é colunista do jornal Folha de S.Paulo, advoga em casos de interesse público e atua intensamente no debate em defesa do Estado Democrático de Direito.

Uma das pioneiras em incorporar a sustentabilidade à estratégia, gestão, inovação e cultura no ecossistema dos negócios e nos Conselhos de Administração no Brasil, onde atua desde 2000. Em 2022, foi escolhida pela Russell Reynolds para representar o Brasil no “Líderes de Conselho mais Inovadores do Mundo Movidos a Propósito”. Em 2024, foi selecionada pela Revista Forbes entre as 16 mulheres de destaque a compor Conselhos no segmento de Agro e Alimentos no Brasil. Anteriormente, trabalhou como advogada no campo de M&A e societário, em escritórios no Brasil e no exterior.
É conselheira no Grupo Korin, na Lwart Soluções Ambientais, membro dos Comitês de Conselho na JSL/Vamos/Movida e Operating Partner no Aqua Capital. Já passou por Conselhos e Comitês de Sustentabilidade, Inovação, Estratégia e Pessoas, em grupos como DexcoSA (Duratex), Santander Brasil SA, Grupo Baumgart, Agrogalaxy SA e Vivara SA. É também ativa em organizações da sociedade civil, onde é copresidente do Conselho do Sistema B Brasil (Bcorps), Conselheira do Instituto Ethos, embaixadora da BlackJaguar Foundation e embaixadora do Chapter Zero/Climate Governance Brazil do Fórum Econômico Mundial/IBGC.

Fundou e participou da criação de várias instituições e movimentos sociais no Brasil: foi um dos fundadores e primeiro coordenador geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais (1989). O PNBE foi um marco na mudança da cultura empresarial brasileira, engajando milhares de empresários na luta pela cidadania e justiça social. Criou a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, da qual foi diretor-presidente até 1998. Idealizou o Fórum Social Mundial e é atual membro do seu Conselho Internacional. Em 1998, foi fundador do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Criou e foi o primeiro coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do instituto Cidades Sustentáveis, visando promover o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. Membro do grupo facilitador da ABCD – Ação Brasileira de Combate às Desigualdades e do Pacto Nacional de Combate às Desigualdades.
De empresário a empreendedor social, Oded Grajew revolucionou as posturas empresariais no Brasil, aproximando a classe empresarial dos trabalhadores e dos movimentos sociais e engajando-a no desenvolvimento social.

O Conselho Orientador atua como guardião das principais aspirações da entidade e de suas iniciativas, debate e sugere diretrizes para temas críticos e projetos, bem como sobre a gestão estratégica e financeira.

Para exercer tal governança, o grupo é constituído por representantes das empresas parceiras institucionais e por representantes da Diretoria do Instituto Ethos.

Conheça os integrantes do Conselho Fiscal do Instituto Ethos

Andréa Weichert
Membro do Comitê Executivo da EY Brasil do período de 2004 a 2011 (sendo a primeira mulher a fazer parte deste Comitê); membro do Comitê de Éticas das Américas; membro do Comitê de Governança Global da EY do período de 2015 a 2018; membro do Comitê de Governança das Américas EY Americas Advisory Council no período de 2015 a 2018; Membro do Board of Directors e do Comitê de Auditoria do Worldfund;
membro do Conselho Fiscal do Grupo Mulheres do Brasil; membro do Conselho Consultivo da Driven CX; liderança na EY Brasil de projetos de igualdade de Gênero, incluindo o lançamento no Brasil do programa Winning Women, o qual identifica empreendedoras com potencial de crescimento e fornece recursos para sua aceleração.

Paulo Bellotti
Sócio e cofundador da MOV Investimentos, é formado em engenharia química e mestre em modelagem matemática pela Escola Politécnica da USP. Tem também mestrado em gestão de inovação e políticas públicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi sócio da Pragma Patrimônio e fundou a Axial Gestão de Recursos, consultoria focada em negócios sustentáveis e inclusivos. Antes, foi diretor executivo do Banco Rabobank no Brasil e diretor da sua divisão de assessoria estratégica. Também foi gerente de negócios na DuPont América do Sul e engenheiro de processos na Poliolefinas (atualmente Braskem).

Andréa Álvares
Eduardo Capobianco
Franklin Feder
Helio Mattar
Jorge Abrahão
Oded Grajew
Olinta Cardoso
Paulo Nigro
Ricardo Young
Roberto Silva Waack
Sérgio Mindlin

O Conselho Consultivo Internacional é composto por até 30 membros, entre lideranças brasileiras e de outros países nas áreas de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.

O Instituto Ethos é regido por um Estatuto Social, possui políticas de responsabilidade social interna, equipe multidisciplinar e políticas e procedimentos para conduta, contratação, compras e outros processos.

Veja a seguir o Estatuto do Ethos, Responsabilidade Social Interna, Equipe e Políticas e Procedimentos Internos

Em reunião realizada no dia 18 de abril de 2022, o Conselho Deliberativo do Instituto Ethos aprovou o seu novo Estatuto Social, registrado em cartório em 10 de outubro de 2022. Visualize a versão assinada em PDF.

A versão anterior do Estatuto Social, registrado em cartório em 12 de abril de 2017, pode ser lida em formato PDF.

O Relato Ethos de Sustentabilidade 2015 foi elaborado a partir da aplicação do autodiagnóstico obtido por meio dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis e apresenta o desempenho em sustentabilidade da organização nas dimensões “Visão e Estratégia”, “Governança e Gestão”, “Social” e “Ambiental”, bem como as demonstrações contábeis auditadas de 2014. Também informa ações decorrentes da aplicação dos Indicadores Ethos que vêm sendo implementadas em 2015.

O objetivo da apresentação deste relato é dar transparência às nossas atividades e apresentar informações que sejam de interesse dos nossos stakeholders.

Na aplicação dos Indicadores Ethos, considerou-se a sua versão completa, por meio da seleção “Abrangente”, com 47 indicadores, pelos quais apresentamos o desempenho da organização ou a justificativa para a não aplicação de determinados indicadores às nossas atividades.

Na elaboração do relatório, foram considerados os resultados de ações de diálogo com nossos associados, patrocinadores e empresas participantes de grupos de trabalho, assim como temas e aspectos de interesse sobre nossa atuação que tenham sido identificados por outros canais que estabelecemos com nossas partes interessadas.

Acesse aqui o Relatório de Sustentabilidade 2014.
Para esclarecer qualquer dúvida sobre as informações publicadas, envie uma mensagem para o e-mail [email protected].
Para conhecer o relatório anterior, veja:
Relatório de Sustentabilidade Instituto Ethos e Uniethos 2008
Memoria de Sostenibilidad Instituto Ethos y Uniethos 2008
Sustainability Report Ethos Institute and Uniethos 2008

Sociólogo pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (1995-2000); Coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP) (2001-2003); Integrou a equipe da Assessoria Especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.
Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2014 tornou-se diretor-executivo e em 2017 foi nomeado diretor-presidente.
Integra os Conselhos Governamentais: CTICC (Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CGU); Comitê Gestor Pró-Ética (CGU); Comitê Gestor Agro + (MAPA); Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável- CDESS (Conselhão). Também integra o Conselho Consultivo do Fundo JBS para a Amazônia; Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC); Conselho Consultivo do Pacto Global no Brasil; Conselho Consultivo da Rede Nossa São Paulo; Conselho de Administração da Associação São Agostinho (ASA); Conselho Consultivo do Instituto Ética e Saúde; Conselho Deliberativo do InPacto e Conselho de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Diretora-adjunta no Instituto Ethos. Responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e metodologias, consultoria e capacitação nas áreas de Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Cadeias de Valor Sustentáveis, Direitos Humanos, Diversidade e Integridade. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, especialista em Economia Brasileira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV).

Engenheiro de Produção e Mestre em “Políticas do Trabalho e Globalização”, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 15 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Foi Coordenador Técnico do Instituto Observatório Social. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou nacionalmente o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e foi Gerente Executivo de Relações Institucionais. Atualmente é diretor-adjunto do Instituto Ethos.

Juliana Soares de Brito Santos – Gestora de Engajamento de Associadas
Rayane Batista – Assistente de Engajamento de Associadas
Raiane Mendonça – Auxiliar do Núcleo de Atendimento

Giovanna Zequim Martins – Analista de Captação de Recursos e Relacionamento
Iasmin Avisati Velasco – Assistente de Captação de Recursos e Relacionamento
Rita de Cássia Teixeira – Gestora de Captação de Recursos e Relacionamento
Valéria Serafim – Analista de Captação de Recursos e Relacionamento
Vinícius de Luca – Analista de Captação de Recursos e Relacionamento

Ana Beatriz Carvalho – Analista de Marketing e Eventos
Kylanne Bitencourt – Analista de Comunicação
Laís Ribeiro Thomaz – Coordenadora de Comunicação – em licença maternidade
Lucas Costa Souza – Analista de Comunicação
Ramona Ferri – Designer
Tiago Krupinsk Oliveira Cruz – Coordenador de Eventos
Viviane Maiara Silva Batista Vieira – Assistente de Eventos

Alessandra Alves da Silva – Coordenadora de Projetos
Beatriz de Oliveira Santos – Estagiária
Carlos Gomez – Assistente de Projetos
Edrini da Silva – Analista de Projetos
Giovanna Costa Sousa – Assistente de Projetos
Ivonete Epifânio – Assistente de Projetos
Karoline Santos Oliveira – Analista de Projetos
Lucas Jesus de Sousa Carvalho – Assistente de Projetos
Luís Renato Nascimento – Analista de Projetos
Luiza Yorioka Rodrigues – Coordenadora de Projetos – em licença maternidade
Marcela Greggo – Coordenadora de Projetos
Patrícia Garrido – Líder de Projetos e Serviços
Rhasna Neves Ferreira – Assistente de Projetos
Scarlett Rodrigues Cunha – Coordenadora de Projetos

Marina Rodrigues da Cunha Estima – Gestora de Planejamento Estratégico

Alexsandra Cruz – Assistente Financeira
Clóvis da Silva – Analista Financeiro
Paulo Oliveira – Gestor Financeiro
Solange Parro – Auxiliar Administrativa e de Operações
Valéria Romão – Analista Financeira

Denize Mariano – Analista de Administração de Pessoal
Glaucia Oliveira – Líder de Gestão e Pessoas e Desenvolvimento Organizacional

Para ampliar a transparência da relação do Instituto Ethos com seus associados e a sociedade em geral, vamos publicar nesta página as políticas e procedimentos internos da organização.

Código de Conduta Político-Partidária dos Funcionários do Instituto Ethos – versão de setembro de 2014
Política de Compras – versão de junho de 2017
Procedimento de Contratação – versão de dezembro de 2013
Código de Conduta – versão de dezembro de 2016
Canal de Denúncia – clique aqui
Procedimento para Análise de Casos de Associados – versão de abril de 2018
Declaração de Privacidade – versão de dezembro de 2020

O Instituto Ethos busca contribuir para a melhoria da gestão e do funcionamento de outras instituições participando de conselhos e câmaras técnicas.

Conselho do ISE

Caio Magri

Comitê Gestor do Pró-Ética

Marina Ferro

Conselho do Akatu

Jorge Abrahão

Coalizão Brasil, Florestas e Agricultura

Ricardo Young

Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde

Paula Oda

Estratégia ODS

Marina Ferro

Conselho Nacional de Transparência Pública e Combate à Corrupção

Caio Magri

Conselho do Fundo Itaú Excelência Social

Ana Lucia Custodio

Associação Corredores Ecológicos do Vale do Paraíba

Ricardo Young

Assembleia Geral do Instituto Democracia e Sustentabilidade

Jorge Abrahão

Comitê Brasileiro do Pacto Global

Caio Magri

Conselho Deliberativo do InPACTO

Marina Ferro

Fórum Nacional de Combate à Corrupção

Marina Ferro

Coalizão Unidos Contra a Corrupção

Marina Ferro

Colegiado da Rede Nossa São Paulo

Caio Magri

Conselho Consultivo da Alliance for Integrity – Região Brasil

Caio Magri

Conselho do Guia Exame de Sustentabilidade

Caio Magri

Conselho do Guia Exame de Diversidade

Ana Lucia Custodio

Conselho do CDP – Carbon Disclosure Project

Marina Ferro

Comissão Nacional dos ODS

Caio Magri