Conferência Ethos aborda como empreender de forma responsável e verde
A Conferência Ethos 2021 segue lançando luz sobre temas emergências para a atual conjuntura socioambiental e sobre o papel das empresas, governos e sociedade civil na construção de um mundo mais igualitário e sustentável. Nesta semana, a terça e a quinta-feira (7 e 9/09) serão importantes momentos para analisarmos como as práticas empresarias podem seguir tendências mundiais de aprimoramento. Todo conteúdo da Conferência Ethos 360º é exibido gratuitamente pelo canal do Ethos no YouTube.
Na terça-feira, observamos como os critérios ESG (ambiental, social e gestão responsável) referenciam importantes aspectos para a tomada de decisão e caminhos a serem seguidos de acordo com preceitos ambientais, sociais e econômicos. Além disso, analisamos a situação de pessoas que se tornaram órfãs por causa da pandemia de Covid-19.
Confira a programação de terça-feira, dia 07 de setembro:
15h – Bate-papo sobre a perspectiva corporativa do ESG
Conversa a respeito da perspectiva corporativa sobre o ESG e a construção de uma cultura de responsabilidade empresarial para com os consumidores, investidores e a sociedade.
Com a participação de Fabio Alperowitch, cofundador e gestor da FAMA Investimentos e Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos
17h – Os órfãos da Covid
Um estudo recente publicado pela Lancet estima que até dois milhões de crianças perderam seus pais ou cuidadores para a Covid-19, no que está sendo chamado de “epidemia silenciosa”. No diálogo, abordaremos os impactos socioeconômicos e psicológicos destas perdas e como os países e a sociedade devem se preparar para os efeitos de longo prazo dos órfãos da Covid.
Participação de Lorraine Sherr, professora de Psicologia Clínica e da Saúde no Instituto de Saúde Global no University College, de Londres, no Reino Unido.
Confira a programação para quinta-feira, dia 09 de setembro:
Na quinta-feira os diálogos abordarão o financiamento justo de projetos e a necessária atuação de empresas para frear o aquecimento global.
15h – Itaú oferece: Editais – oportunidades justas para o financiamento de projetos
O objetivo da atividade é discutir sobre o financiamento de projetos sociais por meio de editais. O financiamento de editais com regras claras, bem definidas e divulgado de forma correta é uma das melhores formas de garantir que os interessados possam prospectar seus projetos em igualdade. Além disso, editais com cobertura nacional possibilitam o financiamento de projetos em todo o país, viabilizando oportunidades iguais para todes.
Participações: Andréa Brazil, idealizadora do projeto Capacitrans; Aron Zylberman, diretor executivo do Instituto Cyrela; e, Daniela Zen, coordenadora de Relações Institucionais do Itaú.
16h10 – HEINEKEN oferece: Como as empresas estão contribuindo para a redução do aquecimento global?
Vamos dialogar sobre a promoção de metas ambiciosas das empresas para a redução do aquecimento global. Recentemente, temos visto diversos efeitos da mudança do clima e do aquecimento global. Só em 2021 já tivemos chuvas torrenciais na Europa e na Ásia, que deixaram cidades destruídas; calor excessivo na América do Norte que alcançou altas temperaturas, nunca antes registradas na região; ondas de frio recorde no Brasil; e. incêndios na Sibéria e na Turquia. A tendência para os próximos anos é o aumento desses eventos climáticos extremos, ocasionando mortes e uma mudança drástica na existência de todos os seres vivos no planeta.
Vão colaborar com este diálogo: Fernanda Facchini, gerente de Sustentabilidade na Natura&Co; Joanes Ferreira Ribas, diretora de Sustentabilidade da Telefônica Brasil; e, Ornella Guzzo, gerente sênior de Sustentabilidade na HEINEKEN Brasil.
Saiba mais sobre a Conferência Ethos 2021!
Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos
Foto: Pexels