Objetivo é descentralizar a tomada de decisão e dar celeridade aos processos internos

Os desafios de gestão são comuns a empresas e organizações e cabe a elas se adequar aos novos cenários. Como o objetivo de potencializar suas atividades e acelerar os processos internos, o Ethos promoveu uma mudança em sua estrutura organizacional, criando gerências executivas.

Com a nova estrutura, foram criadas cinco novas gerências, sendo elas:

  1. Conferência e Eventos – Responsável: Edson Lopes da Silva Júnior
  2. Gestão Administrativa e Financeira – Responsável: Mary Matsumura
  3. Gestão para o Desenvolvimento Sustentável – Responsável: Ana Lúcia Mello Custódio
  4. Práticas Empresariais e Políticas Públicas – Responsável: Marina Martins Ferro
  5. Relações Institucionais – Responsável: Felipe Saboya

Sobre esta mudança, Caio Magri, diretor presidente do Ethos, comenta que “esta decisão foi tomada visando ampliar a autonomia das gerências, para elas e suas equipes tomem decisões conjuntas, de forma rápida e com maior assertividade. Este é um movimento para atender as demandas de um mundo mais conectado e mais veloz, que anseia por decisões descentralizadas com mais participação. Além disso, esta é uma oportunidade de desenvolver projetos conjuntos e com maior interação entre as áreas, visando efetividade e um acompanhamento mais próximo dos gerentes e dos coordenadores”.

“O Ethos tem buscado, ao longo dos anos, exercitar modelos de estrutura de pessoas em consonância com seus desafios internos e externos. O formato recém implantado é uma grande oportunidade de fortalecer o desenvolvimento de novas lideranças na organização, promover aprendizados e estabelecer uma maior sinergia no grupo”, comentou sobre a nova estrutura organizacional a coordenadora de gestão de pessoas do Ethos, Glaucia Oliveira.

Ana Lúcia Melo, gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável, que também abarca o Uniethos, comenta: “Tenho como desafio unir as estratégias do Ethos e Uniethos no apoio e orientação às empresas na gestão para a sustentabilidade, de modo que essa seja mais eficiente, esteja integrada às estratégias empresariais e gere valor aos negócios e à sociedade. Além de darmos continuidade à produção de ferramentas e à disseminação de conhecimento já consolidado pelo Ethos, queremos aumentar o engajamento dos indivíduos e contribuir no aprimoramento das ações das organizações, independentemente de seu tamanho, setor, região ou nível de maturidade de gestão. Nossa capacidade técnica se amplia via Rede Uniethos, que reúne profissionais experientes de todo o Brasil, com diferentes backgrounds, e que podem ser acionados pelas empresas para projetos desenhados especialmente para elas, para apoiar as companhias a repensarem suas práticas e executar estratégias para um desenvolvimento sustentável. ”

Sobre os desafios desta nova função, Mary Matsumura, gerente executiva de Gestão Administrativa e Financeira, comenta que “diante da crise política, econômica e social que vem afetando em cheio o terceiro setor, o desafio é buscar a sustentabilidade financeira aliada à gestão responsável de nossos funcionários. Isso deve acontecer em um ambiente de trabalho que disponha de todos os recursos de infraestrutura e de ferramentas de gestão necessários para alcançarmos cada um dos objetivos de nossos projetos”.

O Ethos é reconhecido pelas conferências, realizadas anualmente. À frente da área de Conferências e Eventos, Edson Lopes fala sobre este novo passo do instituto. “O Ethos conta com uma equipe criativa e nosso papel é estimular esse grupo diverso para conectar intuição, experiência e planejamento. Temos o desafio de impulsionar os projetos, as articulações e a captação de recursos e sabemos que o futuro do Ethos é um trabalho de ‘invenção’. Quanto à Conferência Ethos 360°, queremos transformá-la em laboratórios de inovação compartilhada atuando em todo o Brasil”.

A gerência de relações institucionais, agora sob liderança de Felipe Saboya, abarca as áreas de Comunicação, Mobilização e Relacionamento. Sob esta ótica, Felipe comenta que “para que os temas da sustentabilidade sejam disseminados a um público cada vez maior, nosso desafio é comunica-los de forma acessível e por canais de grande escala, como as mídias sociais. Além disso, está em nosso DNA a ação coletiva, com maior impacto transformador para as empresas e para a sociedade. Nesse sentido, vamos seguir reforçando nossas parcerias e o trabalho em rede. E trazer novas empresas associadas ao Ethos e qualifica-las no caminho da sustentabilidade. O cumprimento da nossa missão só é possível se cada vez mais empresas se engajem e aprimorem suas práticas. E, para isso, temos buscado desenvolver conteúdos, ferramentas e oficinas para nossos associados.”

Os novos cenários políticos e econômicos atuais e a proposição de articulação para o encontro de caminhos possíveis pautam as ações do Ethos. “A construção de um modelo de desenvolvimento que torne o país socialmente justo, ambientalmente equilibrado e ético é o nosso maior desafio. O Ethos acredita que esta mudança só se dará com a articulação dos diversos setores da sociedade. Outro desafio é atuar na proposição de políticas públicas que nos ajudem a cumprir com a nossa missão e continuamente engajar as empresas para lidarem com os temas de sustentabilidade e responsabilidade social de forma sistêmica. Para tanto, buscamos o aprimoramento da relação público-privada como forma de contribuir para a integridade do pais, com respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente, à democracia e liberdade de expressão e à justiça social”, comenta Marina Ferro, a nova gerente de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Ethos.

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Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos