O projeto “Empresas pela equidade: engajamento e capacitação”, apresentado pelo Instituto Ethos em parceria com o Institute for Human Rights and Business (IHRB) e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), com vistas ao edital Institutional skills do Fundo Newton foi aprovado na última quarta (09). O fundo é oferecido pelo governo do Reino Unido e gerenciado pelo Conselho Britânico.

De acordo com o Conselho Britânico, “o Institutional skills tem como objetivo apoiar projetos relacionados ao treinamento, à capacitação e ao engajamento comunitário de funcionários e/ou colaboradores de instituições brasileiras que atuam em diversas áreas”.

Esse novo apoio às atividades no campo de empresas, diversidade e direitos humanos impulsionará várias ações do Ethos entre 2016 e 2017. O projeto “Empresas pela equidade: engajamento e capacitação” tem como objetivo maior a promoção da diversidade e da equidade de direitos e salário — sob o recorte racial e de gênero. Entre os passos a serem dados estão a elaboração do novo “Guia Temático dos Indicadores Ethos para Equidade Racial”, a reformulação do Banco de Dados de Boas Práticas, o apoio para atividades nas Conferências Ethos 360° e, em especial, a criação um Fórum Empresarial sobre Equidade de Gênero e Raça, inédito.

Segundo as regras do edital, a iniciativa também prevê um aporte de contrapartidas do Ethos e de seus parceiros ao financiamento aprovado pelo Conselho Britânico. São vários novos desafios pela frente e o Ethos continuará procurando o apoio de outras empresas engajadas na área de direitos humanos, mais especificamente, no tema de promoção da diversidade e da igualdade racial e de gênero.

O projeto deverá começar no início de abril de 2016 e se encerrará em 1º de março de 2017. O resultado pode ser conferido aqui. Outros 22 projetos também foram aprovados pelo órgão britânico.

Sobre o Newton Fund
O Newton Fund é parte do programa de Assistência Oficial ao Desenvolvimento do Reino Unido. O fundo é de £75 milhões por ano, tendo começado em 2014, com duração de cinco anos. Por meio do Newton Fund, o Reino Unido utilizará sua experiência em pesquisa e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social de países parceiros. Ao atuar conjuntamente em projetos de pesquisa e inovação, o governo britânico busca construir relacionamentos sólidos e sustentáveis com outras nações. Isso contribuirá para manter o nível de excelência em pesquisa e inovação do Reino Unido, possibilitando o aumento de oportunidades para a colaboração e o comércio.

 

Por Ana Letícia Salla, coordenadora de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos.