Oficina discutiu os desafios e possibilidades de atuação para promoção da equidade
Para contribuir com o debate e instrumentalizar as empresas e profissionais sobre as práticas de promoção da equidade racial, o Instituto Ethos e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT estão realizando uma série de oficinas sobre os Indicadores Ethos-CEERT para Promoção da Equidade Racial. A primeira oficina aconteceu em São Paulo no dia 18 de maio na sede do Instituto Ethos, no dia 25 de maio, realizou-se uma oficina em Salvador, a cidade com maior população negra do Brasil.
A oficina na cidade baiana foi sediada pela Coelba, empresa associada ao Instituto Ethos, e recebeu 18 participantes representantes de organizações da região, tais como Correios, Faculdade Montessoriano, UNIFACS, Embasa, Agência de Publicidade Única, Dow, Shopping Piedade, Coelba, entre outras. Destas, 2 já são signatárias da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero: Agência Única e Faculdade Montessoriano.
A atividade foi conduzida por Glória Gonçalves, consultora do CEERT, e Juliana Soares, coordenadora de projetos do Instituto Ethos, e contou com a participação de Valdecir Pedreira Nascimento, mestre em educação e membro do Odara – Instituto da Mulher Negra, da Bahia. Além da exposição e discussão de conceitos, contextos e dados sobre equidade racial no Brasil, os participantes exercitaram a aplicação do Guia Temático e receberam orientações sobre como engajar as organizações neste processo. Houve um rico debate entre os participantes, muitos deles atuantes do movimento negro na cidade, o que trouxe uma dinâmica diferente da oficina de São Paulo, evidenciando as diferenças e similaridades na relação das empresas com os profissionais negros nas diferentes cidades.
O envolvimento dos participantes reforçou a necessidade de levar as discussões sobre a temática de equidade racial para as empresas, e com isso, evidenciou a importância da Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero e, ao mesmo tempo, favoreceu o entendimento sobre como os Indicadores Ethos-CEERT podem fortalecer e apoiar a atuação destes profissionais.
Confira detalhes sobre os Indicadores Ethos-CEERT para Promoção da Equidade Racial aqui.
Por Juliana Soares, do Instituto Ethos