Evento transmitido pelo YouTube aborda importância de práticas sustentáveis reais no mundo empresarial
A terceira rodada do Encontro Empresarial de Responsabilidade Social – I Ciclo de Diálogos Ethos-Facop debate o tema “Cadeia de Valor”, com a diretora-adjunta do Instituto Ethos, Ana Lucia de Melo Custodio. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento acontece na quinta-feira, 26 de novembro, às 11h, no YouTube da Facop (facop.oficial).
O encontro do dia 26 vem para completar uma série de diálogos que falou, primeiro, sobre sustentabilidade e, em seguida, sobre integridade e compliance. No início de dezembro, um último evento encerra o ano falando sobre Sistema B. De acordo com a superintendente executiva da Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities), Cássia Almeida, a gestão da sustentabilidade na cadeia de valor se dá quando a empresa passa a fazer a gestão estratégica dos impactos sociais e ambientais de matérias-primas e serviços em todas as fases dessa cadeia, de ponta a ponta. “Em um mercado cada vez mais exigente, desenvolver a cadeia de valor pode ir além de alinhar suas práticas socialmente responsáveis e de identificar e gerir eventuais impactos. É também uma forma de antecipar riscos, gerar novas oportunidades de negócio e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, pontua.
Segundo ela, dentro de cada ponto da cadeia de valor há aspectos importantes relacionados à integridade empresarial, questões socioambientais, culturais, condições de trabalho e direitos humanos – aspectos que, atualmente, passam a ser cada vez mais importantes também para os investidores. Cada um desses pontos deve ser analisado individualmente, visando o desenvolvimento de estratégias baseadas numa visão integral do ciclo de vida dos produtos e serviços da organização, bem como sua relação com os stakeholders. “A gestão sustentável é uma visão ampla, que envolve também a integridade nas ações internas e externas da cadeia de valor que visa, entre outras coisas, à promoção da diversidade, dos direitos humanos, da ética nas relações de trabalho e na concorrência. Também está relacionada à gestão estratégica e seus impactos sociais e ambientais, especialmente junto aos fornecedores. Isso porque, se todos não estiverem comprometidos com essa consciência, a cadeia não estará atendida”, ressalta a superintendente.
O encontro marca o encerramento do I Ciclo de Diálogos Ethos-Facop, promovido pelo Instituto Ethos e a Facop, com o objetivo de gerar conscientização sobre a Responsabilidade Social Empresarial, práticas, aplicações, efeitos e o impacto e valor desse compromisso também para o mundo dos negócios.
Mais informações e inscrições.
No início de dezembro, a Facop promove o último encontro do ano sobre o Sistema B, para fechar os debates sobre Responsabilidade Social Empresarial.
Por: Assessoria de Comunicação Facop
Foto: Unsplash