Iniciativa busca engajar o setor privado na promoção de uma cultura de integridade
O Instituto Ethos, em conjunto com organizações e empresas parceiras, lança no dia 31 de julho, o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência. A iniciativa se propõe a engajar lideranças empresariais, Poder Público, partidos políticos e instituições públicas na adoção de práticas efetivas de integridade para o aprimoramento do sistema nacional de integridade e o fortalecimento da democracia. A atuação conjunta contribuirá ainda para a criação e o aprimoramento de políticas públicas que promovam uma cultura de integridade no ambiente de negócios para além do compliance, dando protagonismo as ações práticas e valores que transformam a sociedade. A criação do Movimento ocorre justamente no ano em que o Instituto Ethos completa 20 anos de existência.
O Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência não é um programa de compliance, mas sim um conjunto de ações que buscam implementar ou aperfeiçoar os processos de governança nas empresas. Nesse sentido, o compromisso com o Movimento deve começar pelos membros da alta gestão, que, além de serem os principais responsáveis pelas decisões estratégicas das organizações, são atores capazes de disseminar atitudes que contribuem significativamente para a cultura de integridade no ambiente de negócios.
“Para fortalecer a nossa Democracia precisamos construir uma cultura de integridade, baseada em princípios e valores essenciais ao desenvolvimento econômico e social do país. Os compromissos assumidos pelas empresas e as demandas ao Poder Público que o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência propõe, fomentam uma agenda estratégica que contribui para a criação e melhoria de políticas públicas que promovem a integridade no ambiente de negócios. Assim, as empresas que aderirem ao Movimento têm a oportunidade de exercer o seu protagonismo e se posicionar de maneira estratégica neste momento histórico do Brasil. Diversos dirigentes empresariais e lideranças importantes estão engajados e temos a certeza de que, com esse comprometimento, seguiremos pelo próspero caminho da sustentabilidade”, declara o Presidente do Conselho do Instituto Ethos, Ricardo Young.
O Movimento pela Integridade e Transparência vai endereçar diversos temas, como mecanismos de integridade, ações coletivas e acordos setoriais, cooperação das empresas com as autoridades públicas na prevenção e combate à corrupção e iniciativas para uma cultura de integridade nas organizações, inclusive dentro de sua cadeia de valor.
Para fazer parte, as empresas assinam uma Carta-Compromisso e se comprometem a seguir os princípios orientadores que criam condições para efetivar as ações previstas e a iniciarem os processos de implementação dos compromissos, aperfeiçoando sua gestão em prol da integridade e transparência.
Histórico
Empreender na criação do Movimento Nacional pela Integridade representa a realização de um trabalho iniciado pelo Ethos há alguns anos. O Movimento é a evolução do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, e tem como referência as medidas previstas no Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, lançado em 2017 a partir do estudo Sistema de Integridade Nacional – Brasil, 2000 a 2015. Além das duas ações, o Ethos dispõe do Guia Temático de Integridade dos indicadores Ethos, uma ferramenta de gestão das práticas de integridade empresarial, que apresenta um caminho para as empresas que desejam ter uma gestão socialmente responsável ou querem se preparar para integrar o Cadastro Empresa Pró-Ética.
Para se inscrever gratuitamente clique aqui.
E, para saber mais sobre as iniciativas do Ethos em Integridade, clique aqui.
Por Rejane Romano, do Instituto Ethos