Caio Magri participa do painel de abertura de evento sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção
Com a presença de representantes de órgãos federais de controle e de entidades da sociedade civil, no último dia 12 aconteceu um evento sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
Na cerimônia, realizada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), o tema de combate à corrupção foi tratado sob a perspectiva da necessidade de uma mudança de cultura no país, construída a partir da educação cidadã.
As autoridades presentes falaram sobre a importância do papel protagonista da nova geração para alcançarmos essa mudança, ressaltando que o combate à corrupção precisa contar com iniciativas que ofereçam suporte para que a formação de crianças e jovens tenha como foco a ética e a integridade.
Durante o evento, as falas salientaram a necessidade de combater a corrupção cultural e não apenas nas esferas midiáticas, sendo a educação essencial nesse processo de transformação desde os pequenos hábitos e gestos do cotidiano.
Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, participou do painel de abertura e ressaltou a relevância do Selo Agro+ Integridade com relação as agendas da integridade e transparência. Além disso, Caio destacou as premissas do Ethos para sua participação no Conselho: “A recondução do Ethos ao CTPCC (Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção) é um reconhecimento significativo do papel do Ethos e de nossas empresas associadas na promoção da transparência, da integridade e no enfrentamento da corrupção. Nossa contribuição à agenda do Conselho tem como premissa que a cultura de integridade e ética vem de medidas concretas que a sociedade implementa e da capacidade de construirmos novas e inovadoras regras nas relações público-privadas.”
O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção é constituído por órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e por órgãos da sociedade civil, sendo eles: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU; Advocacia Geral da União – AGU; Casa Civil da Presidência da República; Comissão de Ética Pública da Presidência da República; Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Agenda Pública; Confederação Nacional de Indústria – CNI; Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI; Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Observatório Social do Brasil – OSB; Transparência Brasil; e Universidade de Brasília – UNB.
No evento, também foi apresentada uma “prestação de contas” sobre os principais resultados alcançados pela CGU em 2018 como precaução e punição em casos de corrupção e má gestão pública.
É possível conferir o vídeo completo do evento aqui.
Informações: CGU – Controladoria Geral da União
Foto: CGU – Controladoria Geral da União