Etica Saude_LogoAção de prevenção a suborno na cadeia produtiva de dispositivos médicos foi apresentada no Latin America Compliance Congress for Life Sciences.

O primeiro compromisso brasileiro para prevenção de suborno entre empresas do mesmo setor econômico já começa a ser divulgado internacionalmente. O Ética Saúde – Acordo Setorial – Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos, lançado em junho deste ano, foi apresentado durante o Latin America Compliance Congress for Life Sciences, realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em Miami, nos Estados Unidos.

O Ética Saúde reúne as principais empresas do setor de dispositivos médicos num programa inédito voltado para o fortalecimento de um ambiente de negócios ético e transparente na comercialização de produtos médicos. Atualmente, 258 empresas são signatárias do acordo, que foi construído com apoio da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (Abraidi) e do Instituto Ethos. O texto do acordo segue os códigos de conduta de associações como a Advanced Medical Technology Association, dos Estados Unidos, e a Eucomed Medical Technology, da União Europeia. Sua elaboração usou uma metodologia do capítulo colombiano da Transparência Internacional, trazida ao Brasil pelo Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos.

Sérgio Madeira, diretor técnico da Abraidi, representou o Ética Saúde nos Estados Unidos. “Detalhamos a estrutura e a independência do Canal de Denúncias, o Conselho de Ética e os resultados preliminares”, disse Madeira. Por conta do grande número de empresas signatárias, que o torna o maior acordo setorial do mundo, a iniciativa já é considerada bem-sucedida.

Também estiveram no evento os dirigentes das principais empresas internacionais do setor, como a Medtronic, Abbot, a Johnson & Johnson, a Stryker, a Roche e a Novartis.

Qualquer empresa que não atua de forma ética pode ser apontada por meio do Canal de Denúncias. A denúncia, identificada ou anônima, é feita no próprio site www.eticasaude.com.br ou pelo telefone 0800-741-0015. A ICTS, empresa global especializada nas áreas de gerenciamento de risco, auditoria e pesquisa, recebe as denúncias, investiga a veracidade das informações, produz um relatório conclusivo e encaminha para o Conselho de Ética.

Os signatários do Ética Saúde se submetem a regras bastante rígidas de concorrência, justas e transparentes, sob uma cultura ética empresarial que assegura práticas lícitas de mercado. Os participantes são responsáveis por implantar um programa de compliance eficaz dentro de suas corporações para multiplicar os princípios do acordo.

Fonte: Abraidi