Documento incorpora a Carta de Princípios do instituto e se aplica a todos os públicos de interesse do Ethos
ethos-logo

O novo Código de Conduta do Instituto Ethos, realizado a partir da premissa de estabelecer uma abrangência que alcance a todos que se relacionam com o Ethos, é um documento que incorpora a Carta de Princípios do instituto e nesta nova versão considera também as boas práticas de governança das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).

“O novo código de conduta do Ethos é um importante passo no sentido de comprometer todas suas instâncias com elevado padrão de conduta e também sinalizar para sociedade uma direção a ser seguida no que diz respeito a integridade, transparência e combate à corrupção”, destaca o diretor-presidente do Ethos Jorge Abrahão.

Elaborado pela equipe do Ethos, com apoio da ICTS – empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos –  o código contou com um processo de construção colaborativo, onde cada ponto foi minuciosamente discutido e aprovado nos  Conselhos Deliberativo e de Ética do Ethos, inclusive contando com a participação do Prof. Lelio Lauretti  professor da USP, FIPECAFI e IBGC, autor e coautor de vários livros e consultor de grandes empresas nas áreas de ética empresarial e de relações com investidores. “O novo Código de Conduta é um marco na nossa história, pois atualiza as normas do Ethos de acordo com os padrões exigidos nacional e internacionalmente. O apoio da nossa associada ICTS foi fundamental nesse sentido”, comenta Felipe Saboya, assessor executivo da presidência do Ethos.

A partir da aplicação do novo código e do estímulo ao debate interno e externo, a ideia é aprimora-lo constantemente. Após um ano de utilização da forma como está posto, o código poderá ser atualizado com base nas propostas daqueles que se relacionam com o Ethos. “O código deve ser visto menos como apenas um documento e mais como um processo contínuo e vivo, de implementação de princípios e normas, e que, portanto, exige constante diálogo interno e com nossos stakeholders”, avalia Felipe.

Outra forma de atender a sugestões, críticas às políticas adotadas e possíveis violações ao código, feitas por qualquer pessoa e/ou empresa que se concatena com o Ethos, é pelo Canal de Denúncias, acessível através de contato telefônico no 0800 741 0021 ou pela internet através do site: https://canalconfidencial.com.br/ethos. “Nosso Código de Conduta representa uma importante construção de um processo de transparência e respeito junto aos nossos profissionais, para que se sintam em um ambiente de confiança. Almejamos consolidar nossas ações para que cada vez mais reflitam nossos princípios em todas as formas de relacionamento. Apesar de nos esforçarmos em manter este ambiente amigável, faltava um canal que realmente desse voz à melhoria de nossa conduta”, acredita Glaucia Oliveira, coordenadora de gestão de pessoas e do administrativo do instituto.

No atual cenário, ao adotar este novo Código de Conduta o Ethos sinaliza o compromisso público com a agenda de integridade, transparência e combate à corrupção, tendo em vista que o documento sinaliza uma visão de princípios norteados pela ética realizando o papel social de ser uma orientação ao comportamento empresarial, mas além disso, fomentando um posicionamento do instituto.

O que destacou o diretor executivo do Ethos, Caio Magri, em entrevista à rádio CBN no último dia 16 de dezembro. Acompanhe a entrevista aqui.