Encontro “Novos Desafios e Caminhos para a Sociedade Civil Brasileira” aconteceu em Brasília
No dia 11 de setembro, cerca de 50 organizações da sociedade civil que participam ou já participaram de algum projeto de cooperação com a União Europeia, incluindo o Instituto Ethos, integraram o seminário-consulta “Novos Desafios e Caminhos para a Sociedade Civil Brasileira” em Brasília.
Na reunião foram apresentadas as contribuições das organizações da sociedade civil para subsidiar a construção do documento estratégico Roteiro-País 2020-2025 para o Brasil, além de elaborar recomendações à União Europeia em relação a temas relevantes na visão dessas organizações.
Dessa forma, os participantes dialogaram sobre temas como direitos humanos, desigualdades, meio ambiente e clima dentro da perspectiva da relação da sociedade civil brasileira com a União Europeia.
“No geral, as sugestões das organizações da sociedade civil giraram muito mais em torno da forma de cooperação – desenvolvimento institucional, estímulo à formação de redes, inclusão de organizações sem estrutura formal e transversalidade, por exemplo – do que propriamente em relação ao conteúdo. O diálogo foi muito propositivo e, possivelmente, importante para o futuro da cooperação da União Europeia com o Brasil”, relatou Felipe Saboya, diretor-ajunto do Instituto Ethos, que participou do evento.
A abertura do encontro contou com a fala de Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia, e de Eleutéria Amora da Silva, membro da direção executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG.
Oscar Vilhena, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, deu sua contribuição falando sobre a democracia e o ambiente de atuação da sociedade civil brasileira.
Conheça o vídeo sobre o seminário publicado pela União Europeia.
Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos
Foto: União Europeia