Evento discutiu a responsabilidade empresarial na proteção de direitos humanos e ambientais, e apresentou nova pesquisa desenvolvida pelo Instituto Ethos e ICV
O Instituto Ethos organizou o webinar “Salvaguardas Socioambientais, Responsabilidade Empresarial e lançamento da pesquisa ‘Canais de Denúncia Empresariais para a Proteção de Defensores’”. O evento, que teve como objetivo ampliar o diálogo sobre boas práticas corporativas na defesa dos direitos humanos e ambientais, contou com a participação de importantes figuras da agenda.
O webinar destacou a importância do aprimoramento dos canais de denúncia das empresas como instrumentos de proteção de direitos e de promoção de uma cultura transparente, acessível e íntegra. Durante a sessão, foi feito o lançamento oficial da pesquisa “Canais de Denúncias Empresariais para Proteção de Defensores(as) de Direitos Humanos e Ambientais”, desenvolvida pelo Instituto Ethos e Instituto Centro de Vida (ICV).
Entre os participantes estavam Eliane Xunakalo, presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT); e Raquel Carvalho, analista sênior do Instituto Centro de Vida (ICV). Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, também esteve presente, com a mediação realizada pela equipe do Instituto Ethos.
“A gente não tem muito acesso a esses canais, né? A única forma que encontramos de relatar quando há empreendimento ou quando há alguma coisa que prejudica o nosso território, prejudica os nossos rios, é o Ministério Público” relata Eliane Xunakalo. “Não temos outros meios. Os nossos territórios geralmente são muito longe e desta forma a gente não consegue ir. A internet hoje está chegando na aldeia, mas a conexão ainda não é muito boa e nisso a gente acaba denunciando quando já há o perigo no território, quando já está acontecendo algum tipo de situação que nos atinge” conclui.
O evento representou uma importante oportunidade para incentivar práticas corporativas que garantam a proteção dos direitos humanos e ambientais, reforçando o compromisso das empresas com a responsabilidade social, especialmente no que diz respeito à melhoria dos canais de denúncia empresariais. A discussão destacou a necessidade de que esses canais sejam acessíveis a todas as comunidades, permitindo que denúncias sejam feitas de forma simples, segura e eficaz. Os canais de denúncia é um instrumento importante para a promoção de uma cultura transparente, acessível e íntegra, contribuindo para a construção de um ambiente empresarial mais responsável e justo.