Caio Magri participa do evento que discute benefícios e modelos de práticas éticas na área da saúde
A discussão da Ética no contexto brasileiro tem sido recorrente e a área da saúde não escapa desta realidade. Em 2016, casos de corrupção nesta área já vieram à tona como a ação das máfias de próteses e órteses que tiveram grande repercussão na mídia. Atento a esta situação, o Instituto Ethos, em parceria com a ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes, lançou o acordo setorial “Ética Saúde – Acordo Setorial – Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos” demonstrando preocupação com a ética na área da saúde e propondo soluções.
Com esta temática em pauta, Caio Magri, diretor executivo do Instituto Ethos, participa do 4º Congresso Ética e Sustentabilidade da Saúde no Brasil – CONAHP, uma iniciativa da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados. Este ano, o evento terá a temática “Ética: A sustentabilidade da saúde no Brasil” que pretende discutir como a adoção de postura éticas no setor da saúde traz benefícios para o setor, como a melhor utilização de recursos, melhor relacionamento entre os parceiros e promove a adoção de melhores modelos de governança para as instituições de saúde.
No evento, será apresentado o resultado do diagnóstico realizado a partir da aplicação dos Indicadores Ethos – Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção pelos associados titulares da Anahp. A aplicação do Guia Temático foi feita a partir da parceria do Instituto Ethos com a ANAHP e contou com Workshops e orientações para os Hospitais associadas, incentivando práticas pautadas nos princípios éticos em organizações na área de saúde.
O 4º Congresso Ética e Sustentabilidade da Saúde no Brasil – CONAHP acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016, no World Trade Center São Paulo, em São Paulo. Informações em: http://www.conahp.org.br/2016/
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos
Foto: CONAHP