A C&A Foundation – representada no Brasil pelo Instituto C&A – se uniu com a Ashoka e lançou, no último dia 16 de setembro o desafio mundial “Tecendo a Mudança: Inovações para uma Indústria Têxtil Sustentável”. A competição busca soluções inovadoras em prol de uma indústria têxtil mais sustentável.
Poderão participar indivíduos, organizações, parcerias e instituições com ou sem fins lucrativos, bem como instituições beneficentes de qualquer país.
As inscrições devem ser feitas até 18 de novembro de 2015, pelo site https://www.changemakers.com/pt-br/tecendoamudanca. Os projetos serão avaliados por um júri de especialistas e oito deles serão premiados, em quatro diferentes categorias, com valores que chegam a R$ 200 mil.
O Instituto C&A foi criado em 1991, com o objetivo de planejar, gerenciar e executar a política de investimento social da C&A. A instituição atua com foco na promoção da educação de crianças e adolescentes, por meio de alianças interinstitucionais e do apoio a organizações da sociedade civil. Em 2015, o Instituto C&A passou a representar a C&A Foundation no Brasil, organização social de origem privada, que tem iniciativas voltadas para a redução do impacto ambiental das operações do setor têxtil, melhoria das condições de vida de pessoas ligadas ao setor e ajuda humanitária.
Com o respaldo da fundação, o Instituto C&A ampliou suas atividades no Brasil. Além dos seus já fortalecidos programas (das áreas de educação, arte e cultura; desenvolvimento institucional e comunitário; e mobilização social), o instituto constituiu uma frente de trabalho dedicada à melhoria das condições de vida de pessoas ligadas ao setor têxtil. Os programas têm ênfase em: produto (apoio ao desenvolvimento de matérias-primas mais sustentáveis); fornecimento (apoio à indústria de vestuário, para reduzir o impacto ambiental de suas operações); e pessoas (melhoria das condições de vida daqueles que participam da cadeia de fornecimento de vestuário).
Desde a sua criação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 112 milhões em 1.820 projetos sociais, em mais de cem cidades. Tais ações envolveram aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.
A Ashoka, por sua vez, é a maior rede de empreendedores sociais líderes – indivíduos que desenvolvem ideias inovadoras para gerar impacto social sistêmico. Em 30 anos de atuação, já identificou e apoiou mais de 3.000 empreendedores sociais e hoje trabalha com a visão de que “Todos somos agentes de transformação”, agindo para que cada indivíduo tenha a liberdade, a confiança e as competências necessárias para gerar mudanças sociais positivas.
SERVIÇO
O quê: Desafio mundial “Tecendo a Mudança: Inovações para uma Indústria Têxtil Sustentável”, do C&A Foundation e Ashoka;
Inscrições: Pelo site https://www.changemakers.com/pt-br/tecendoamudanca, até 18 de novembro de 2015.