Encontro latino-americano acontece na sede da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.
No dia 26 de junho de 2013, realiza-se o Fórum Latino-Americano de Adaptação às Mudanças do Clima, promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), em parceria com o Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) – Nairobi Programme.
As mudanças do clima já são uma realidade e a necessidade de os países se adaptarem a esse novo cenário é iminente. Na América Latina, o aumento do nível do mar, a maior frequência e intensidade de chuvas, a alteração de microclimas e o aumento da estiagem são alguns dos impactos que podem afetar diferentemente cada região e cada economia local.
As empresas latino-americanas estão sujeitas a riscos, desde a interrupção de cadeias de transporte, quebra de infraestruturas e redução na produção de energia, até o aumento de pragas na lavoura e a perda de safras. Os mesmos riscos podem ser tratados como oportunidade de inovação e salto de competitividade, com a criação de novos processos, produtos e serviços mais resistentes, adaptáveis e que possam atender às novas demandas e necessidades que surgem com as mudanças no clima.
Centenas de exemplos de casos empresariais em adaptação estão disponíveis no banco de casos on-line do Private Sector Initiative (PSI), da UNFCCC. Entre eles, está o caso brasileiro do HSBC, em parceria com a Allianz, que, ao mapear os riscos iminentes das mudanças do clima, criou um seguro agrícola para ajudar os fazendeiros a lidar com perdas relacionadas a essas mudanças.
Iniciativas como o PSI, metodologias e boas práticas fazem parte da agenda do fórum, que tem como objetivo envolver as empresas no debate e na atuação em adaptação às mudanças do clima, evidenciando a estreita conexão desse tema com os negócios dos diversos setores.
Com patrocínio da Vale, Gol, GIZ, Consulado dos Estados Unidos e Fundação Konrad Adenauer, o encontro reunirá empresas, governos e organizações da sociedade civil de toda a América Latina e pretende inaugurar uma série de eventos abordando a adaptação às mudanças do clima.
As inscrições devem ser feitas pelo hotsite do evento.
SERVIÇO
O quê: Fórum Latino-Americano de Adaptação às Mudanças do Clima;
Quando: 26 de junho de 2013, das 8h30 às 17h00;
Local: Sede da FGV-Eaesp – Salão Nobre;
Endereço: Rua Itapeva, 432, 4º andar – Bela Vista, São Paulo (SP);
Mais informações e inscrições: Pelo hotsite do evento.