Pé de Feijão e Pé na Escola são alguns dos projetos que nasceram do curso da ESPM e já começaram a causar impacto social.
O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos, desenvolvido pelo ESPM Social Business Centre, tem inscrições abertas até o dia 14 de setembro de 2015 e atende pessoas que desejam empreender na área social. São empreendedores como Cyrille Bellier, um dos idealizadores do projeto Pé de Feijão, que, após a banca de apresentação de seu projeto, ao final do curso, foi incubado pelo Yunnus Negócios Sociais Brasil. O Pé de Feijão é uma empresa com foco na educação alimentar e utiliza hortas como ferramenta de trabalho que alavancam o regaste da consciência alimentar e para uma mudança de hábito. Nesta semana a empresa está fechando a estruturação de um projeto no Capão Redondo.
Outro projeto que nasceu do curso da ESPM foi o Pé na Escola, criado com o objetivo de apoiar a educação no que tange à cidadania. Pé na Escola é uma start up que desenvolve conteúdos e metodologias sobre cidadania ativa e valores democráticos. Um grupo de quatro advogados partiu do princípio de que é possível melhorar a sociedade conhecendo os direitos básicos, entendendo como funciona o Estado e suas instituições, percebendo a importância dos Direitos Humanos para a sociedade justa e refletindo sobre como podem participar das decisões públicas com consciência, ética e autonomia.
Em dez encontros, o curso de extensão tem como objetivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento conceitual e metodológico realizado por professores e especialistas ligados ao tema, dar suporte ao desenvolvimento de novos projetos sociais por meio de metodologias ativas, coaching e, ao final, levar os alunos a apresentar suas ideias para uma banca formada por especialistas, empreendedores e investidores.
Em 120 horas de curso, os alunos aprenderão conceitos de negócios sociais, inclusivos e de impacto. Conhecerão alguns casos de sucesso, aprenderão modelagem de negócios sociais e identificarão problemas sociais. Indicadores de impacto, design thinking, pesquisa etnográfica e de mercado serão os instrumentos oferecidos. Para formular estratégias, os alunos aprenderão business model generation, como tomar decisões estratégicas de marketing, construir alianças e parcerias e analisar a viabilidade financeira e jogos de empresas.
Em São Paulo, as inscrições irão até o dia 14 de setembro de 2015 e as aulas começarão em 18 de setembro. O investimento é de R$ 4.500 e pode ser parcelado em até seis vezes. O curso também terá uma turma no Rio de Janeiro.
Mais informações: Pelo link www.espm.br/negociossociais. As inscrições irão até 14 de setembro de 2015.