No dia 13 de novembro de 2012, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) lançará em São Paulo o Indicador de Dívida Social Fecomércio-SP, com as principais dívidas que o país tem com os brasileiros.
Como é quase impossível mensurá-las sem o envolvimento de algum juízo de valor, a entidade escolheu quatro variáveis que considera mais importantes e criou um modelo próprio de avaliação e contabilização para compreender quais são essas dívidas. As variáveis selecionadas foram saúde, segurança, educação e habitação.
Os indicadores propostos são básicos e o ideal é que, com eles, o Brasil atinja, ao menos:
• na saúde, o acesso ao atendimento médico mínimo exigido;
• em relação à segurança, a garantia à vida – valor mais precioso para o ser humano;
• na educação, a erradicação do analfabetismo; e
• na habitação, o direito a moradia adequada.
Por se tratar de direitos básicos, o simples fato de se alcançar o patamar sinalizado pelo Indicador Fecomércio-SP de Dívida Social – como será chamada a soma das dívidas identificadas em cada variável – já será um ganho enorme, que poderá ser auferido somente com o diagnóstico revelado pelos números e com a atuação do poder público.
A análise será feita considerando cada Estado da União e a classificação se dará de acordo com as posições relativas por item analisado e pelo resultado geral. Também serão calculados, de forma relativa, os custos para que se atinjam os objetivos mínimos desejados e definidos pela Fecomércio-SP. Em outras palavras, a entidade não apenas calculará, em termos relativos, o grau atual de cumprimento em relação ao desejável (por Estado e nacional), como também avaliará o custo para que tais objetivos sejam alcançados.
O trabalho será dividido no diagnóstico e na avaliação dos resultados de cada uma das variáveis definidas como pilares do incremento de bem-estar social, que devem acompanhar o processo de desenvolvimento econômico.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do “Indicador de Dívida Social Fecomércio-SP”;
Quando: 13 de novembro de 2012
Horário: Das 9h00 às 12h30;
Local: Sede da Fecomércio-SP;
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista – São Paulo (SP);
Inscrições: Pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3078-7592. A participação é gratuita.