Imprensa, especialistas, empresas e ONGs participam do debate em busca de soluções para a cidade
A água é elemento vital para o ser humano e o planeta. A falta ou o excesso geram reflexos na saúde, problemas de mobilidade, caos no trânsito e necessidade de racionamento, um tema que entrou forte na pauta do dia de todos os veículos de comunicação e também é discutido no lar dos paulistanos.
Para marcar o Dia Mundial da Água (22/3), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a SOS Mata Atlântica, em parceria inédita, realizam debate com a sociedade, a imprensa, as universidades e a indústria. Trata-se do Seminário “Água, Saúde, Enchentes e Escassez”, que ocorrerá em 18 de março de 2014, no Teatro do Sesi-SP, em São Paulo.
Em foco, como e por que a população é atingida pelas enchentes, as doenças transmitidas pela água (diarreia, hepatite e leptospirose) e sua relação direta com o saneamento básico oferecido pelo poder público, a gestão da água e a proteção dos mananciais ameaçados pela ocupação irregular. Afinal, haverá racionamento?
O encontro contará, na abertura, com Pedro Luiz Passos, presidente da SOS Mata Atlântica, e Paulo Skaf, presidente da Fiesp/Ciesp. Em seguida, haverá dois painéis. O primeiro deles, às 11h00, contará com a experiência de quem faz jornalismo diário e acompanha os principais fatos relativos à cidade: Rafael Colombo (Rádio Bandeirantes), Patrick Santos (Rádio Jovem Pan), Haisem Abaki (Rádio Estadão/ESPN) e também Malu Ribeiro (coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica).
O segundo painel, às 14h30, contará com especialistas a fim de aprofundar o debate: José Eduardo Ismael Lutti (1º Promotor de Justiça de Meio Ambiente da capital), Edison Carlos (Trata Brasil) e Ivanildo Hespanhol (Centro Internacional de Referência em Reúso da Água da Universidade de São Paulo).
O encontro contará com mais três atividades. Uma delas será o lançamento de concurso para alunos de universidades parceiras, entre as quais FEI, Mackenzie, São Judas Tadeu, Anhembi-Morumbi, Cruzeiro do Sul, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Trevisan, Rio Branco, Unisa, Sumaré, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e Instituto Europeu de Design (FTEID). Os universitários presentes, atentos aos problemas debatidos, deverão apresentar sugestões a fim de integrar o concurso “Água: Ideias Inovadoras, Soluções Sustentáveis”, com inscrições abertas até 23 de agosto e premiação em setembro.
Também haverá a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Fiesp/Ciesp e a Fundação SOS Mata Atlântica. O objetivo é que as empresas que têm passivo ambiental possam abatê-lo, via SOS e seu Programa Florestas do Futuro, com foco no reflorestamento de áreas importantes para a conservação, no bioma da Mata Atlântica. A Fundação conta com parceria da Cetesb a fim de possibilitar a integração de empresas no programa, as quais devem cumprir o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) e ter a intenção de recuperar áreas além do que a lei exige, potencializando os benefícios ambientais.
O encontro se encerrará às 17h00, com a cerimônia da 9ª edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água, que este ano contou com 20 cases inscritos.
SERVIÇO
O quê: Seminário “Água, Saúde, Enchentes e Escassez”;
Dia e hora: 18 de março de 2014 (terça-feira), das 9h00 às 17h00;
Local: Teatro do Sesi-SP;
Endereço: Av. Paulista, 1313 – Cerqueira Cesar, São Paulo (SP);
Mais informações e inscrições: Para acessar a programação e inscrever-se, clique aqui.