14 de Maio de 2024
Gestão ASG - 2024
Gestão ASG: atributo fundamental para a transformação e perenidade dos negócios-2024 - Inscrições Encerradas!
Quando: de 14/05/2024 às 10h a 24/05/2024 às 12h15min
Onde: Aulas ao vivo, transmitidas por videoconferência. Plataforma Zoom Meetings
OBJETIVO
O curso pretende oferecer ao participante um panorama sobre sustentabilidade empresarial focando-nos os critérios de avaliação ESG (ambientais, sociais e de governança).
O curso também aborda a evolução de ESG no mercado financeiro e os principais critérios utilizados.
MÉTODO
Aulas síncronas de 2 horas e quinze minutos: expositivas, estudos de caso, reflexões individuais e em grupos, diálogo com o professor a partir de provocações e leitura de textos.
AULA 1: (14/05/2024)
As pressões institucionais e as forças recentes de mercado impulsionadores do movimento ASG.Tendências relacionadas a gestão para a sustentabilidade.
Os principais conceitos e lentes que contextualizam a onda ASG: responsabilidade social, sustentabilidade empresarial, criação de valor compartilhado, negócios de impacto, capitalismo de stakeholders.
AULA 2: (15/05/2024)
Destrinchando os aspectos de ASG: Governança e Transparência.Comunicação ASG (modelos de relatórios, os frameworks do mercado).
AULA 3: (16/05/2024)
Destrinchando os aspectos de ASG: Social.AULA 4: (17/05/2024
Destrinchando os aspectos de ASG: Ambiental.AULA 5: (22/05/2024)
Finanças sustentáveis.AULA 6: (23/05/2024
Investimento ASG.AULA 7: (24/05/2024
ASG na prática.A QUEM SE DESTINA
O curso se destina a um público bastante amplo. Inclui: profissionais e gestores das mais diversas áreas (RH, compras e contratações, logística, estruturação financeira, relações com investidores, contabilidade, gestão de riscos corporativos, auditoria interna, comunicação e marketing, compliance, etc.) que queiram entender a abrangência do conceito de sustentabilidade empresarial e critérios de avaliação ESG para serem incorporados em seus processos de negócio, também inclui consultores, gestores públicos e legisladores; profissionais de todos os setores incluindo governo e associações de classe (como CNI e Sistema S) e ainda profissionais da área de responsabilidade social e sustentabilidade, ou que almejam uma transição de carreira para essas áreas.
Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Instituto Ethos devem se inscrever pelo link indicado na página do curso de interesse. Os dados serão encaminhados ao Instituto Ethos que irá validar a inscrição confirmando as informações por e-mail específico. Esta validação confirma o recebimento da inscrição.
A inscrição não garante a realização do curso, que depende de um número mínimo de inscritos para sua viabilidade. O Instituto Ethos irá informar no e-mail de validação o status de inscrição e de viabilidade do curso.
INFORMAÇÕES GERAIS
O valor da inscrição inclui material didático e certificado.
ADIAMENTO OU CANCELAMENTO
O Instituto Ethos tem o prazo máximo de 1 (um) dia antes da data de realização do curso para comunicar ao inscrito validado (via e-mail e/ou telefone) o adiamento/cancelamento do curso. Em caso de adiamento, o inscrito deve comunicar sua decisão sobre participar ou não do curso na nova data proposta pelo e-mail [email protected] em até 2 dias (contando a partir da data em que o adiamento foi comunicado).
O inscrito tem o prazo máximo de 10 (dez) dias antes da data de realização do curso para comunicar pelo e-mail [email protected] o adiamento /cancelamento de sua participação no curso.
SUBSTITUIÇÕES OU TRANSFERÊNCIAS DE PARTICIPANTES NOS CURSOS
A substituição ou transferência entre participante de uma mesma empresa será permitida até 5 (cinco) dias antes da realização do curso e a solicitação deverá ser feita por escrito para [email protected].
CERTIFICADO
Será disponibilizado certificado eletrônico de participação no curso aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária do curso. Os certificados serão enviados por e-mail aos participantes em formato eletrônico (PDF).
IDIOMA
Todos os cursos do Instituto Ethos são ministrados em português. Eventualmente, poderá ser utilizado material de suporte em inglês.
Facilitadora: Mariana Kohler Pereira
Graduada em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Consultora com 20 anos de experiência na área da sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. Trabalhou na Repsol-YPF, Bureau Veritas, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Fundação Roberto Marinho e Invepar.
É sócia-fundadora da EM RODA CONSULTORIA E EXPERIÊNCIAS e tem atuação ativa como professora convidada em cursos de curta duração: Gestão Integrada ASG e Gestão da Diversidade nas Organizações pela Escola de negócios do IAG-Puc Rio e em cursos de pós-graduação na UFRJ (MBA EGS - Economia e Gestão Sustentável e MBA RTS- Responsabilidade Social e Terceiro Setor), e na Mackenzie Rio.
Facilitadora: Andréia Marques
Economista, bacharel em direito e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e TU Delft (Holanda), MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e em Gestão do Terceiro Setor pela Faccamp. Foi executiva da área financeira em bancos como Nacional, BCN, Santander e Bankboston. Desde o ano 2000 atua como profissional da área de sustentabilidade em grandes empresas e ONGs como CPFL Energia, Medley Farmacêutica e BP Biocombustíveis além do CDI Campinas. Hoje com consultoria própria – Amarques & Associados realiza projetos nas áreas de gestão ASG e engajamento de stakeholders, construção de projetos de desenvolvimento local, análise de riscos socioambientais, capacitação de conselhos locais e certificações sociais.