SOS da ONG_livro_CapaA obra, que será lançada em 22/10, aborda de forma didática a legislação vigente e orienta sobre as melhores práticas na administração das organizações do terceiro setor.

Atualmente as organizações do terceiro setor vêm enfrentando muitos desafios para se firmar e atingir os objetivos propostos em sua missão. Esses desafios, em sua maioria, se dão por conta de questões econômico-financeiras, seja por falta de investimentos, seja problemas de gestão, o que pode resultar até no encerramento das atividades.

Por conhecer a trajetória de muitas ONGs, que, mesmo contando com pessoas engajadas, preocupadas, sérias e éticas, viram-se obrigadas a fechar suas portas, o especialista em terceiro setor José Alberto Tozzi lança, no dia 22 de outubro de 2015, o livro SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor, pela Editora Gente.

Ao abordar as diferenças entre as organizações, a obra explica, por meio de exemplos práticos, como elas podem melhorar seus resultados com base na legislação vigente para o setor, além de dar dicas e orientações para a adoção de melhores práticas de gestão para se manterem atuantes e sustentáveis.

Redigido para ser um guia para gestores, empreendedores sociais, funcionários e até mesmo voluntários, a obra ensina a aplicação dos conceitos e orienta sobre diversos aspectos que podem garantir a sustentabilidade das ONGs. “A partir dessa leitura, será possível ter uma visão sistêmica, com processos, controles e informações gerenciais, itens fundamentais para um bom gestor”, afirma Tozzi. “Mesclando teoria e prática, desenvolvi um trabalho para capacitar todos os profissionais que desejam enveredar pelas possibilidades do terceiro setor e atuar com processos estruturados e planejamento, para assim alcançar os objetivos de manutenção das organizações”, acredita o autor.

O livro faz menção também à Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014 – também chamada de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) –, que entrará em vigor em janeiro de 2016 para regulamentar as transferências voluntárias de recursos públicos de entes federados para ONGs. Entre outros aspectos, essa lei vai criar competição entre as ONGs mantidas por recursos públicos.

O autor alerta ainda sobre a importância de as organizações estarem atualizadas e adotarem as novas exigências já a partir do próximo planejamento anual. “A lei traz inovações importantes para o terceiro setor, como total transparência, tanto dos órgãos públicos quanto das ONGs, a apuração do resultado social por meio de indicadores e a possibilidade de pagamento integral de recursos humanos e encargos. Ou seja, essa relação deverá ser mais profissionalizada e, portanto, os gestores das ONGs devem estar conscientes de que deverão ser feitas mudanças importantes dentro das organizações, a começar pelos estatutos, que deverão estar adaptados aos novos critérios estabelecidos nessa lei”, explica Tozzi.

Antes do lançamento, o autor fará a palestra “Os Desafios do Terceiro Setor”, que antecipa informações importantes para quem atua na área.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor;
Quando:
22 de outubro de 2015, a partir das 19h00;
Local:
Livraria da Vila;
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, São Paulo (SP).

FICHA TÉCNICA
Título: SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor;
Autor:
José Alberto Tozzi;
Editora:
Gente;
Números de páginas: 160;
Preço: R$ 29,90.