Principal concurso de empreendedorismo da América Latina, o Empreendedor Social reconhece líderes de iniciativas inovadoras com mais de três anos de atuação. Já o Empreendedor Social de Futuro laureia mentores de projetos mais recentes, com um até três anos de experiência.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social, que em 2014 completa dez anos no Brasil, país recordista de inscrições nas últimas edições. Reconhecido como o concurso mais importante da América Latina para ações que beneficiem pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, tem como proposta fortalecer líderes com mais de 18 anos de idade, à frente de iniciativas inovadoras há pelo menos três anos, de maneira sustentável, com impacto na sociedade e em políticas públicas. Empreendedores de até 35 anos, que comandam projetos mais recentes — de um ano até três de atuação —, podem concorrer ao Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.
O jornal Folha de S.Paulo conduz o processo de seleção, em parceria com a Fundação Schwab, mentora do concurso e correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos. Já o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, criado exclusivamente pela Folha em 2009, vale-se dos mesmos parâmetros internacionais para laurear propostas como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologia social que ainda precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto, na fase mais crítica de toda organização: o princípio da atividade.
Benefícios para aprimoramento
As inscrições vão até 27 de abril, somente pela internet, e o processo seletivo dura até outubro. Finalistas e vencedores do Empreendedor Social e do Folha Empreendedor Social de Futuro terão seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S.Paulo e no site da Folha, receberão um kit com relatório completo e extenso de avaliação encaminhado para o júri, segundo os critérios dos prêmios, além de fotos e vídeo jornalístico sobre seu trabalho, para livre divulgação. Estão ainda na lista de benefícios assessoria jurídica e de gestão e bolsas de estudo para cursos, congressos e seminários.
Os finalistas com idade inferior a 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Todos os que tiverem entre 20 e 30 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers. No âmbito internacional, o vencedor do Empreendedor Social participará, com despesas pagas de transporte e hospedagem, do Fórum Econômico da América Latina de 2015.
No Empreendedor de Futuro, os finalistas com menos de 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Os que tiverem entre 20 e 30 e que corresponderem aos critérios da organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers. O vencedor leva bolsas de estudos, consultorias e aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, entre outras oportunidades.
Os eleitos em ambas as premiações serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de líderes sociais brasileiros altamente inovadores que interagem constantemente, com apoio, fomento e divulgação da Folha de S.Paulo. Um dos finalistas de ambas as premiações também pode se sagrar eleito pelo voto on-line do público, na chamada “Escolha do Leitor”.
CALENDÁRIO DOS PRÊMIOS DE 2014
- Até 27 de abril: regulamento e formulário de inscrição preenchido, somente pelo site www.folha.com.br/empreendedorsocial;
- Até 13 de maio: selecionados para a segunda fase;
- Até 9 de junho: envio de documentos da segunda fase;
- Até 24 de junho: escolha dos selecionados;
- 21 de julho: início das avaliações in loco;
- Até 1º de setembro: fim das avaliações;
- Até 7 de outubro: envio de relatórios para o júri;
- Outubro: publicação de reportagens com finalistas e júri; votação pelo público em geral para a categoria “Escolha do Leitor” no site dos prêmios;
- Novembro: cerimônia de premiação; publicação do caderno especial “Empreendedor Social”, na Folha de S.Paulo.
SERVIÇO
O quê: Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro;
Mais informações: Pelo e-mail [email protected];
Inscrições: Pelo site www.folha.com.br/empreendedorsocial, até 27 de abril de 2014.