A iniciativa vai discutir o legado esportivo da Copa do Mundo de Futebol para as cidades que abrigarão o evento.
Será lançado em São Paulo, no dia 10 de abril de 2013 (quarta-feira), a partir das 10h00, um projeto de mobilização de governos e da sociedade civil nas 12 cidades-sede da Copa Mundo de 2014. Por meio dessa iniciativa, serão planejadas e estruturadas ações para a construção e garantia do legado social e esportivo do evento.
O projeto “Cidades da Copa” foi idealizado pelo Instituto Esporte & Educação e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação; Rede Esporte pela Mudança Social, UNICEF, SESC e Atletas pela Cidadania.
A iniciativa mobilizará as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP), o Sesc, o Sesi, ONGs e federações esportivas, todos envolvidos no desenvolvimento do esporte para a inclusão de todos os cidadãos paulistanos.
O projeto foi viabilizado pelo patrocínio da CCR e do Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
O lançamento contará com a presença de Celso Jatene, secretário municipal de Esporte, de Osvaldo Napoleão, chefe de gabinete da vice-prefeita Nádia Campeão e coordenador do SPCopa, de acadêmicos e de atletas como Ana Moser, Raí, Hortência e Ida.
Além de São Paulo, o projeto será realizado, neste primeiro ano, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. E em 2014 será lançado nas outras sedes da Copa do Mundo.
Nessas cidades, a sociedade civil participará das discussões para a formulação de ações voltadas para a educação, o desenvolvimento humano, a justiça e a inclusão social. O projeto também contará com a participação dos adolescentes da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (Rejupe), iniciativa apoiada pelo Unicef.
A ideia é contribuir para o reconhecimento do esporte como direito, para dobrar o número de esportistas no Brasil e para a universalização do acesso às práticas de educação física escolar no país até 2016, ano em que ocorrerão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Em cada cidade-sede da Copa, serão realizados três encontros de dois dias. Em São Paulo, o projeto reunirá, nos dias 10 e 11 de abril (quarta e quinta-feira), instituições da sociedade civil e órgãos da administração pública envolvidos diretamente com as áreas de esporte, educação, cidadania, infância e adolescência.
No lançamento, nesta quarta (10/4), autoridades e representantes dos parceiros participarão da abertura. Posteriormente, ocorrerá uma mesa-redonda com a apresentação de sugestões sobre a construção do legado social e esportivo para São Paulo. Durante a tarde, serão discutidas as dimensões sociais do esporte e organizado um cronograma para elaboração de um Plano de Ação, com a definição de objetivos, metas e estratégias, a partir da visão e iniciativa de cada instituição participante.
Nas etapas seguintes, será avaliada a situação da cidade em relação ao esporte, no que tange a temas como estrutura física voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e ações já desenvolvidas para a garantia do direito ao esporte. A partir dessa avaliação, inicia-se a construção do Plano de Ação de Esporte para os cidadãos paulistanos.
“O projeto Cidades da Copa reúne governos, instituições e pessoas unidos no objetivo de estabelecer o legado social e esportivo dos grandes eventos. O projeto pretende criar um ambiente e estimular a discussão das pessoas que fazem e se preocupam com o esporte, para que elas possam se encontrar e debater sobre os caminhos para ampliar e qualificar a acesso de todos ao esporte”, declara a presidente do Instituto Esporte & Educação, Ana Moser.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do Projeto “Cidades da Copa”, em São Paulo;
Quando: 10 de abril de 2013 (quarta-feira), das 10h00 às 13h00;
Local: Sesc Consolação;
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque – São Paulo (SP).