Por: GIFE

Em homenagem ao Mês da Filantropia Negra 2024 (Black Philanthropy Month 2024), o redeGIFE preparou uma curadoria especial com conteúdos acerca de equidade racial e investimento social privado (ISP). Para além do BPM e de sua importância, este é um compromisso que deve ser constante, para que a filantropia seja mais plural e equânime.

Confira os conteúdos selecionados sobre o tema:  

Reparação histórica é a tônica atual do movimento de mulheres negras no Brasil

O dia 25 de julho é marcado como Dia Internacional da Mulher Afro-Latina Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra. A agenda se estende por todo mês, e aqui no Brasil o Instituto Odara criou o Julho das Pretas, estratégias de incidência política dos movimentos de mulheres negras. Atualmente o movimento trabalha para construir a 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, que acontecerá em novembro de 2025, em Brasília. 

A intersecção entre filantropia baseada em confiança & equidade racial

O guia de uma página fornece uma fotografia de como a filantropia baseada em confiança e a promoção da equidade racial estão intrinsecamente conectadas, mas não são intercambiáveis. 

Em ano de Olimpíadas, racismo no esporte deve ter destaque

A preocupação com a recorrência de casos de racismo no esporte tem se ampliado cada vez mais no Brasil, em especial através de mecanismos legislativos. Nesta reportagem é feita uma reflexão sobre o cenário do racismo no esporte e como o ISP pode ajudar a combatê-lo. 

Podcast Equidade Racial: o que o ISP tem a ver com isso?

Neste episódio especial o redeGIFE reuniu associadas para uma conversa sobre os desafios e caminhos possíveis para atuação da filantropia e do investimento social no tema de equidade racial.

Exposição à tecnologia está associada com melhora na aprendizagem; mas o acesso nas escolas ainda é desigual

A pesquisa Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil, lançada pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI), com apoio da Fundação Telefônica Vivo, apontou que se a tecnologia não for integrada ao ensino de maneira equitativa, ela pode ser um catalisador de desigualdades. 

Leituras sobre justiça climática e racismo ambiental: uma curadoria de Mariana Belmont

A crise climática é um dos principais desafios globais do nosso tempo, mas ela afeta de maneira desigual os diferentes grupos. O redeGIFE convidou Mariana Belmont, assessora sobre Clima e Racismo Ambiental no Geledés Instituto da Mulher Negra, para fazer uma curadoria especial sobre racismo ambiental.

Gestão estratégica para equidade racial

O racismo estrutural e institucional impacta as organizações que realizam investimento social privado, refletido na baixa presença de pessoas negras em conselhos e projetos. A nota técnica apresenta caminhos para diagnosticar barreiras e implementar ações afirmativas, apontando que é essencial integrar a equidade racial na gestão estratégica dessas instituições. 

Filantropia Negra: o amor como caminho de ação para a justiça social

Em 2023, o tema do Mês da Filantropia Negra foi “Love in Action”, inspirado nas obras da escritora e ativista bell hooks. No especial redeGIFE sobre o BPM 2023, protagonistas do setor falaram sobre a prática ancestral da filantropia negra. Também é possível acessar um infográfico com a história de bell hooks e sua produção sobre o amor como ferramenta para a transformação social.