Em construção dos objetivos, o ForumMobi se reuniu com diversos setores da sociedade
Mais um encontro do ForumMobi, grupo de trabalho do Instituto Ethos em parceria com a IFN (Instituto Friedrich Naumann) e que discute mobilidade urbana, aconteceu no último dia 04 de abril e agentes do poder público foram os convidados para mais uma rodada de discussão. Os desafios de se pensar a mobilidade urbana de forma integrada, as diferentes abordagens de cada instância do governo e as iniciativas em andamento e os projetos futuros foram temáticas discutidas. As reuniões com diferentes setores da sociedade acontecem mensalmente desde o final de 2016 e tem como objetivo entender os diferentes pontos de vista e demandas para criar um plano de trabalho do ForumMobi mais alinhado possível com a realidade, procurando sinergias e possibilidades de atuação conjunta entre os diferentes atores
A questão da inovação foi um tema bastante presente na discussão, em especial o desenvolvimento de aplicativos para usuários, para acompanhar a qualidade dos transportes e também avaliar o comportamento e rotas de transporte coletivo a fim de aprimorar e adaptar as linhas e caminhos disponíveis. O envolvimento da sociedade no processo decisório das medidas de mobilidade também foram levantadas, entre elas, a validação dos editais de concessão dos ônibus, ou seja, a abertura do edital para consulta pública.
Sobre o último ponto, o dos editais, um ponto levantado é que o combustível utilizado pelos veículos do transporte coletivo deve ser definido no edital, incentivando combustíveis não fósseis e/ou modelos flex e com menor emissão de carbono na atmosfera, contribuindo também para a questão das mudanças climáticas. Com isso, surgiu o tema da integração dos desafios da mobilidade urbana com outras secretarias como a da saúde e a da habitação, propondo soluções conjuntas e mais integradoras, além da discussão de soluções conjuntas com diferentes esferas do governo, como exemplo do transporte metropolitano.
Saiba detalhes sobre o ForumMobi aqui.
Conheça as iniciativas do Ethos na área de Meio Ambiente aqui.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos