As melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas participantes serão novamente reconhecidas
O Guia EXAME de Diversidade é uma publicação pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre EXAME e Instituto Ethos. O objetivo é avaliar, por meio de uma pesquisa online, e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas nos mais diversos setores no Brasil.
As inscrições para a terceira edição do Guia aconteceram entre 26 de janeiro e 04 de março de 2021.
As empresas participantes dessa edição serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero e racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.
Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma ferramenta de diagnóstico importante. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho; empresas associadas ao Instituto Ethos, além disso, poderão comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.
Leia a reportagem com o resultado da primeira edição, publicada em abril de 2019, e conheça também o resultado da segunda edição, publicado em junho de 2020.
O Ethos é parceiro do Guia no que tange a qualidade técnica do questionário e do processo de pontuação e seleção das empresas, sendo o Instituto precursor na inserção da diversidade como elemento essencial da gestão responsável para a sustentabilidade.
O Instituto Ethos desenvolve, desde sua fundação, uma série de referências para as companhias brasileiras sobre diversidade, dos quais destacam-se a série do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas e, mais recentemente, os guias temáticos de diversidade dos Indicadores Ethos. A parceria técnica ao anuário tem o objetivo de estimular que mais companhias desenvolvam ações de promoção da diversidade, incorporando-a em suas estratégias de negócio.
Metodologia
O questionário de avaliação do Guia EXAME de Diversidade avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas considerando quatro níveis de adesão:
- Cumprimento ou tratativa inicial
- Iniciativas e práticas
- Políticas, procedimentos e sistemas de gestão
- Eficiência
Ao todo, são 11 itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial e promoção dos direitos LGBTI+.
Além da identificação das ações desenvolvidas pelas empresas, a avaliação considerará o desempenho quantitativo das companhias, que apresentarão o perfil de diversidade da liderança e de seus quadros funcionais. Como a disponibilização de dados para o processo ainda é um desafio para as empresas, o peso da avaliação dos dados quantitativos e qualitativos permanece de 30% e 70%, respectivamente.
A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.
Além disso, como novidade para esta edição, estará o reconhecimento das empresas pela evolução no desempenho em diversidade e inclusão. Entre as melhores, será escolhida a empresa de maior destaque do Guia EXAME Diversidade.
A metodologia do Guia EXAME Diversidade foi criada a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros (Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de Gênero; Indicadores Ethos-CEERT para a Promoção da Equidade Racial; e Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência) e do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas.
Também colabora com o conteúdo o Fórum LGBTI+, que, em conjunto com o Instituto Ethos, desenvolve um guia de aprofundamento temático em torno do compromisso empresarial de respeito e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Inscrição e cronograma
O processo da 3ª edição teve início em 26 de janeiro de 2021, com a previsão de divulgação do reconhecimento em agosto de 2021.
Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma online dos Indicadores Ethos e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros. As instruções de acesso são:
Etapa 1 – acesso
- Conheça o regulamento da terceira edição e a política de uso dos Indicadores Ethos, que pressupõem que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário do Guia EXAME Diversidade.
- Acesse o site dos Indicadores Ethos.
- Ingresse usando seu login e sua senha. Novos usuários devem se cadastrar na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam.
- Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema.
- Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário Guia EXAME de Diversidade em “Guias Temáticos”.
- Após a seleção do questionário Guia EXAME de Diversidade, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema.
- O preenchimento dos dados quantitativos pode ser feito a qualquer tempo pela opção “responder questionário quantitativo”. Ao fazê-lo, baixe a planilha, responda os dados disponíveis, salve as respostas e faça o upload do arquivo. No caso de dados quantitativos não disponíveis, deixe os campos de resposta vazios. O preenchimento dos dados quantitativos deve ser realizado, igualmente, até 04 de março.
- O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato online ou em PDF. Como se trata do resultado de auto avaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.
Etapa 2: análise do desempenho
Entre abril e maio, o Instituto Ethos analisará as respostas e selecionará os destaques gerais, setoriais, por aspecto de diversidade e por evolução de desempenho.
Nota de confidencialidade: as empresas que não forem selecionadas para a etapa de apuração jornalística não terão seus nomes divulgados publicamente.
Etapa 3: apuração jornalística
Em junho de 2021, as empresas selecionadas na análise de desempenho, serão contatadas pela EXAME para apresentar evidências das informações prestadas no questionário e confirmar os melhores desempenhos e destaques. É válido ressaltar que os dados quantitativos inseridos na plataforma do Instituto Ethos não serão divulgados na reportagem sem autorização da empresa inscrita.
Etapa 4: avaliação por especialistas
Os resultados da pesquisa serão compartilhados com especialistas da Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social, que se reunirão para comentar e validar as conclusões da pesquisa.
A partir da consolidação de todos os resultados e avaliações realizadas, a EXAME irá reconhecer as empresas que receberão destaque no Guia EXAME de Diversidade.
Todo o processo de participação é gratuito.
Parceiros e apoiadores
O Guia EXAME Diversidade tem o apoio de:
Criado em 1990, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é uma organização não governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero.
A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero tem como objetivo ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para se promover a inclusão e a diversidade nas organizações. Almeja-se que a Coalizão seja um espaço pragmático para encontrar parceiros comuns e atuar na cadeia de valor, levando as questões para dentro dos relacionamentos e relações de negócios tanto com fornecedores quanto com clientes. É uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), do Instituto Ethos, do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico.
Criado em março de 2013, o Fórum é uma organização informal que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade a respeito desta temática. Tem como propósito articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ e como objetivos:
- Aprimorar práticas de gestão empresarial para efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders.
- Combater a LGBTfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.
- Influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT.
Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBT”, que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho.
Nos últimos anos, diversas empresas vêm buscando promover a diversidade e ampliar a participação feminina no ambiente corporativo. Para potencializar e acelerar esta trajetória, o Movimento Mulher 360 foi criado, em 2011, a partir de uma iniciativa do Walmart.
Em 2015, o Movimento ganhou força e se tornou uma associação independente sem fins lucrativos, formada por meio da união entre organizações protagonistas do cenário empresarial brasileiro, comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.
Com a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral, tem como sócias-fundadoras as seguintes empresas: Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson&Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart.
Em 02 maio de 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. Devido ao fato das políticas e práticas de inclusão social e de diversidade serem importantes pontos de atenção para os participantes do Fórum, além de parte significativa do dia a dia das empresas e das cidades brasileiras, algumas das empresas participantes deste Fórum se voluntariaram a integrar a iniciativa de criação da Rede.
Accenture, Ernst & Young Terco, Dow, GTCON, GPA, IBM Brasil, Magazine Luiza, JLL, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian e TozziniFreire Advogados se engajaram nesse objetivo, que culminou na fundação da Rede Empresarial de Inclusão Social. Esse grupo inicial de empresas hoje compõe o Grupo Diretor da Rede Empresarial, chancelada e reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho.
Além das 12 empresas que compõem o Grupo Diretor, há atualmente mais de 100 empresas integrantes da Rede Empresarial. As organizações do terceiro setor e as autarquias governamentais também participam como convidados dos encontros da Rede, que visam abarcar o máximo de segmentos com vistas ao cumprimento de sua importante missão.
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