Criado pelas Iniciativas Empresariais pelo Clima (IEC), o blog Empresas na COP trará relatos e análises sobre as conversas que se desenrolam em Doha
Entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro de 2012, a cidade de Doha, no Catar, recebe a 18ª Conferência das Partes (COP-18) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. E, como ocorreu na COP-17, as Iniciativas Empresariais pelo Clima (IEC) terão representantes na conferência que vão trazer um olhar empresarial sobre as negociações climáticas e os eventos paralelos que lá acontecerem.
A Conferência de Doha tem início poucos dias depois do lançamento, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), do relatório The Emission Gap Report (Relatório sobre Emissões Excedentes, em tradução livre), o qual indica que a estimativa de emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) em 2010 foi pelo menos 14% maior do que a que deveríamos registrar em 2020 para que a elevação da temperatura global possa ser menor do que 2ᵒ C (saiba mais aqui). Isso significa que, se esse cenário persistir, o aumento da temperatura média do planeta deve ficar entre 3ᵒ C e 5ᵒ C até 2100. As consequências globais dessa ocorrência são imprevisíveis e indesejáveis, como aponta relatório lançado pelo Banco Mundial (saiba mais aqui).
Além disso, a COP-18 também carrega a expectativa em torno de uma possível extensão do Protocolo de Kyoto, principal instrumento político internacional no campo climático, que está para expirar já no final de 2012 (saiba mais aqui).
O Brasil entra nessa nova rodada de negociações climáticas numa posição menos confortável, já que traz na bagagem o expressivo aumento de 27% das emissões correntes de desmatamento, conforme apontou recente estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Os representantes das IEC publicarão no blog Empresas na COP relatos e análises sobre as conversas que se desenrolam em Doha.
Para checar a programação completa da COP-18, acesse o site oficial da conferência e o site da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima.