“A ferramenta nos ajudou a identificar o que precisava ser desenvolvido e traçar estratégias”, diz Rui Leopoldo Hess de Souza, diretor de Varejo da Dudalina.

Para a Dudalina, muita coisa mudou desde 2004, quando ela passou a responder os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Se alguém tirasse uma fotografia antes e outra depois de a empresa ter adotado o uso da ferramenta, certamente observaria que muita coisa mudou para melhor. Uma das observações mais interessantes para a empresa foi perceber que a evolução do resultado do seu balanço econômico está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos temas que são enfocados pelo questionário dos Indicadores.

“É uma extraordinária ferramenta de gestão, que pode ser utilizada para o desenvolvimento de pessoas, disseminação de princípios e valorização dos principais temas da gestão socialmente responsável e sustentável”, diz Rui Leopoldo Hess de Souza, diretor de Varejo da Dudalina. Segundo ele, antes do preenchimento dos Indicadores Ethos a empresa não tinha como se questionar sobre aspectos relacionados ao meio ambiente, ao público interno, aos acionistas etc., nem métrica que avaliasse a evolução da empresa em relação a esses quesitos. “Os Indicadores Ethos foram úteis para identificar aquilo que precisava ser desenvolvido e traçar as estratégias da empresa.”

Em sua visão, a ferramenta foi essencial para que a empresa desenvolvesse uma nova forma de fazer negócios, privilegiando a conduta ética e o comportamento socialmente responsável. Esses valores passaram a fazer parte da divulgação e do modo como a Dudalina se apresentava ao mercado. O processo fez com que toda a empresa se comprometesse com os princípios que estavam sendo disseminados. Rapidamente, a nova forma de conduta foi internalizada por funcionários, sócios e todos os stakeholders. Em seguida, esses valores passaram a aparecer também nos contratos com os clientes.

Outra grande consequência do preenchimento dos Indicadores foi perceber a necessidade de se criar um código de ética para a Dudalina. O documento deixou explícitas a visão e a missão da empresa. “Foi um divisor de águas. Com a elaboração do código de ética, passamos a envolver a cadeia de valor por meio de um termo de adesão com o qual os fornecedores se comprometem a seguir os princípios do nosso código”, diz Souza.

O diretor de Varejo da Dudalina acredita que os Indicadores Ethos tiveram uma grande influência na forma como a empresa se relaciona com diversos stakeholders, como prefeituras, empresas e o público em geral. “É um trabalho intenso que mexe com as pessoas, provoca uma reflexão sobre a conduta de cada um e o alinhamento da empresa. É um processo muito interessante para todos”, diz.

Por Giselle Paulino, para o Instituto Ethos