Iniciativa do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), o Pró-Ética recebeu recorde de inscrições em sua edição de 2016. Trata-se um reconhecimento público das empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção.
Em lugar dos possíveis prejuízos financeiros (multa sobre faturamento e declaração de inidoneidade) e eventuais danos à imagem e à credibilidade das organizações, quando comprovada a prática de atos ilícitos contra a administração pública, o reconhecimento é o que motiva o aumento das inscrições.
Um total de 195 companhias de diversos portes e ramos de atuação manifestaram interesse em participar da avaliação. O número é 101% superior à edição de 2015 e recorde no comparativo dos últimos seis anos, desde a criação do programa. Dessas empresas, 91 enviaram o questionário devidamente preenchido. Ao final, após a análise preliminar, 74 cumpriram os requisitos de admissibilidade e serão avaliadas, um aumento de 125% em relação ao ano passado.
Desde a implementação do Pró-Ética, o Instituto Ethos vem mobilizando grupos de trabalho para orientar empresários sobre como adotar medidas de integridade e de transparência no ambiente corporativo.
Imprensa
Rejane Romano (assessora) | tel. (11) 3897-2416