ForumMobi é uma parceria do Ethos com instituto alemão Friedrich Naumann
O encontro de março (13) do ForumMobi discutiu os desafios da mobilidade urbana com as empresas. A recém-criada iniciativa do Ethos está fazendo rodadas de discussão com os diferentes públicos e interessados na temática para entender as principais demandas e traçar um plano de trabalho factível e mais alinhado às necessidades dos principais setores da sociedade. Desde o seu lançamento, o ForumMobi já realizou encontros com membros da academia e com organizações da sociedade civil e pretende, até o final do mês, se reunir com representantes dos governos.
O encontro com as empresas aconteceu na União da Indústria da Cana de Açúcar (ÚNICA) e discutiu como a mobilidade urbana impacta as empresas em diversos aspectos, desde o fluxo dos funcionários até questões de logística. Os principais pontos levantados foram a questão de gênero na mobilidade, o deslocamento até o local de trabalho, a intersecção com o poder público, a diminuição da emissão de poluentes e as vantagens para as empresas no investimento em políticas de mobilidade.
Empresas presentes compartilharam algumas experiências que deram certo nas questões de mobilidade, entre elas o investimento em aplicativos de carona, o incentivo de carona entre os colegas a partir de um mapeamento do local de moradia dos funcionários e incentivo a diferentes modais. Sobre as experiências em logística houve compartilhamentos sobre o planejamento de logística eficiente e a mudança para combustíveis menos poluentes não baseados em matriz fóssil.
Nas questões que envolvem o poder público, os questionamentos levantados foram a falta de investimento em transporte público de massa e o desenho e incentivo da cidade para os carros, em especial nos casos de São Paulo e Rio de Janeiro.
O próximo encontro, que pretende fazer uma reunião com os atores e definir o escopo de trabalho do grupo, acontecerá no mês de abril.
Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos