Interessados poderão contribuir com Carta Compromisso até o dia 22/10
O Instituto Ethos, provocado pela conjuntura atual e por suas empresas associadas, convida as empresas líderes de plataformas digitais para dialogar e construir uma iniciativa inovadora com o objetivo de promover o trabalho decente, com base no conceito formalizado pela Organização Internacional do Trabalho – OIT (1999), nesse novo modelo de negócio.
A proposta é uma ação coletiva que visa gerar um pacto/carta compromisso que sinalize princípios, valores e medidas concretas a serem adotadas pelas empresas e, ao mesmo tempo, que dialogue com a sociedade de forma transparente e inclusiva para construir soluções e alternativas para esses trabalhadores.
O objetivo é aprimorar a relação público-privada nessa temática, articulando diversos segmentos, para desenvolver soluções conjuntas que garantam e ampliem a segurança e a saúde no trabalho, proteção e seguridade social, com vistas à redução da desigualdade, e tornem mais justas as novas relações de trabalho entre o segmento de plataformas digitais.
O projeto que visa adequar o conteúdo de trabalho decente à existência desse novo ambiente de trabalho compartilhado, entendendo que é importante convidar organizações engajadas na temática para dialogar a respeito do tema.
Consulta pública
Com o objetivo de coletar das partes interessadas as impressões e comentários sobre o tema, sua importância e aspectos específicos, foi aberto um processo de consulta pública a respeito da minuta da Carta Compromisso de Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Diferentes percepções sobre o tema e sobre o conteúdo são fundamentais para tornar esse processo mais participativo, inclusivo e coeso.
Participe da consulta, que ficará aberta entre os dias 08 e 22/10/2021.
Atualização: a data de participação foi prorrogada até 29/10/2021. Participe!
Saiba mais sobre a iniciativa.
Foto: Adobe Stock