Público-alvo
• Direitos humanos
• Relacionamento com as partes interessadas
• Comunidade e sociedade
Principal objetivo da prática
Profissionalização de mulheres da cidade de Pedra Dourada, na região da Zona da Mata, leste do estado de Minas Gerais.
Motivação
Essencialmente agropecuário, o município de Pedra Dourada possui apenas 2 mil habitantes e se caracteriza por concentrar toda a sua população economicamente a0va nos serviços de agricultura e pecuária. Nesse cenário, surgiu um grande déficit de postos de trabalhos para as mulheres e filhas dos agricultores locais. Com um grande número de desempregadas, o desafio era criar novos postos de trabalho para o público feminino com dignidade e as devidas formalidades exigidas pela lei.
Descrição da prática
O primeiro passo foi o treinamento das mulheres para o manuseio das máquinas de corte e costura. A construção dos galpões ficou por conta da prefeitura, enquanto o Projeto Minas-Rio injetou recursos para aquisição dos equipamentos de corte, costura e mobiliário. Após a montagem de toda a infraestrutura, foi aberto um processo licitatório para a concessão do serviço a um empresário local.
O principal desafio deste projeto foi o treinamento das mulheres dos agricultores para o manuseio de maquinários complexos de corte e costura, superado com treinamento oferecido pela prefeitura. Atualmente, o projeto conta com três polos de confecções em pleno funcionamento, gerando sessenta novos postos de emprego. A ideia é expandir o trabalho, elevando o número de vagas para 120.
É um projeto inovador, pois a natureza da parceria firmada pelo Mineroduto Minas-Rio com o poder público municipal ganhou um componente a mais, o empresariado local, que tem a oportunidade de gerenciar as confecções. Atualmente, diversos produtos produzidos pelas confecções de Pedra Dourada estão sendo vendidos em várias regiões do Brasil. O trabalho ganhou o prêmio Aplausos da Anglo American e também foi reconhecido pelo Sebrae, que concedeu ao prefeito o prêmio Prefeito Empreendedor.
Parcerias
Prefeitura de Pedra Dourada.
Investimento
A prefeitura construiu os galpões devidamente adequados para a implantação da a0vidade, e o Projeto Minas–Rio inves0u a quan0a de R$ 350 mil reais em equipamentos de corte e costura e demais mobiliários. Após a montagem dos galpões e equipamentos, foi aberto um processo licitatório para concessão do serviço ao empresariado local para gerenciamento das atividades. O vencedor foi aquele que ofereceu maior numero de vagas formais de emprego para mulheres.
Os recursos aplicados vão desde inves0mentos financeiros a capacitações técnicas. O projeto baseado nas parcerias envolvendo o empreendimento Minas-Rio, o poder público e empresários locais fizeram com que a proposta fosse abraçada e que o trabalho desse certo. A experiência com o Mão Amiga demonstrou uma maneira eficiente de fortalecer a economia da cidade por meio da promoção da mão de obra feminina, impactando positivamente a imagem da empresa e o bom andamento da obra.
Resultados
e benefícios O trabalho resgatou a dignidade e cidadania de diversas mulheres que conquistaram sua independência financeira. Além disso, contribui para um incremento de renda no município e incen0vo ao comércio local, com a injeção de recursos financeiros. Em sua primeira fase, foram sessenta novos postos de trabalho, e a meta final é oferecer 120 novos postos de trabalho à população de Pedra Dourada.
O modelo de parceria firmado para a implementação do Projeto Mão Amiga pode ser replicado em outros locais, sobretudo onde haja a necessidade de empregos para o público feminino.
Contato
Nome: Fábio Lavezo
E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: Construções e Comercio Camargo Correa S/A
Setor: Construção
Porte: Grande
Localização: Estado de São Paulo
Website: www.camargocorrea.com.br