A Agence Française de Développement (AFD) é uma entidade francesa dedicada a financiar, acompanhar e acelerar transições em direção a um mundo mais justo e sustentável. A organização desempenha um papel fundamental na execução da política de desenvolvimento e solidariedade internacional da França, apoiando uma ampla gama de projetos que buscam promover o desenvolvimento sustentável, a igualdade de gênero, a resiliência da biodiversidade, paz e outros objetivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
O projeto Defensores Ambientais, que surge com o apoio AFD, conta com a participação do Instituto Ethos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), do Instituto Centro de Vida (ICV), da Transparência Internacional – Brasil e da Operação Amazônia Nativa (OPAN), e tem um horizonte de ações até fevereiro de 2026. Ele foi concebido com a missão de promover a criação e o aprimoramento de instrumentos e práticas que garantam os direitos de acesso à participação, à informação, à justiça e à proteção de defensoras e defensores ambientais atuantes na Amazônia brasileira.
O projeto se desdobra em cinco objetivos específicos:
- Produção de conhecimento: Investir em pesquisas e estudos para compreender melhor os desafios enfrentados por defensoras e defensores do meio ambiente e as oportunidades de melhoria.
- Capacitação de defensores e defensoras ambientais: Fornecer treinamento e capacitação para fortalecer suas habilidades e conhecimentos.
- Apoio técnico para agentes públicos e privados: Colaborar com órgãos públicos e empresas que atuam na Amazônia para promover práticas sustentáveis e seguras.
- Ampliação do debate sobre direitos de acesso e proteção: Promover discussões e conscientização sobre a importância dos direitos de acesso à informação, participação e justiça ambiental.
- Fomento ao Acordo de Escazú: Trabalhar para a ratificação e implementação do Acordo de Escazú pelo Brasil, um instrumento fundamental para a proteção de defensoras e defensores ambientais.
Entre as ações planejadas estão o apoio a reportagens que destacarão os desafios e conquistas de defensoras e defensores ambientais na Amazônia Legal, a criação de um índice de democracia ambiental para avaliar as políticas e práticas em estados amazônicos, e a conscientização das empresas sobre seu papel na proteção dessas pessoas.
O Instituto Ethos está comprometido com o projeto, que busca fortalecer a proteção ambiental, promover a justiça social e garantir um futuro sustentável para a Amazônia brasileira e além.