Eixo temático
• Público Interno
• Meio Ambiente
• Comunidade e Sociedade
Data de início
2010
Principal objetivo da prática
Compensar o impacto ambiental da empresa, com base em suas emissões anuais de gases do efeito estufa (GEE), por meio de atividades de plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e atividades de sensibilização com colégios e comunidade.
Motivação
Com a percepção de que suas atividades de alguma forma resultam em impactos negativos ao meio ambiente, a Dudalina decidiu quantificar sua emissão de GEE ao longo de seu processo produtivo e implantar ações de redução e neutralização.
Descrição da prática
A empresa começou a fazer o Inventário de Emissões em 2009, conforme a norma ABNT NBR ISO 14064. Entre as atividades que têm emissões contabilizadas estão:
- Consumo de lenha;
- Consumo de gasolina, etanol e diesel;
- Consumo de energia elétrica;
- Consumo de gás de cozinha;
- Recargas de ar-condicionado.
- Viagens aéreas e terrestres;
Transporte dos colaboradores. Os resultados, anualmente, somaram:
- 2009 – 630 toneladas de CO₂e;
- 2010 – 801 toneladas de CO₂e;
- 2011 – 1.090 toneladas de CO₂e;
- 2012 – 2.600 toneladas de CO₂e (inclusão do transporte terceirizado e 43 lojas próprias).
A partir desse levantamento, a Dudalina passou a desenvolver ações e programas de redução de emissões, entre os quais:
- Campanhas para economia no consumo de energia elétrica;
- Avaliação constante do sistema de transportes (próprio e terceirizado);
- Pré-aquecimento solar de água de caldeira e aquecimento solar para lavagem de pratos (restaurante);
- Implantação de iluminação LED para todas as lojas próprias.
Para compensar as emissões do ano anterior que não puderam ser evitadas, a empresa planeja desde 2011, anualmente, atividades com os colaboradores, colégios e comunidade, concentradas no mês de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore.
• Em 2011, foram distribuídas 5.900 mudas de árvores nativas em atividades com colaboradores e alunos em colégios no entorno das cinco fábricas da empresa.
• Em 2012, as atividades foram divididas em três grupos:
- Distribuição e plantio de mudas de árvores nativas – Com a colaboração de funcionários das seis fábricas e do escritório da empresa, foram distribuídas e plantadas 2.200 mudas de árvores nativas, alcançando aproximadamente 2 mil pessoas. A ação foi estendida para sete colégios da região, onde foram distribuídas/plantadas mais 1.200 mudas. Também foram doadas a colaboradores da empresa mais 2.400 mudas para reflorestamento.
- Sensibilização – Em sete colégios, nas cidades de Blumenau, Luís Alves e Presidente Getúlio, em Santa Catarina, e Terra Boa, no Paraná, foram realizadas palestras e atividades de plantio para alunos, pais e professores.
- Voluntariado – Devido à localização das fábricas da Dudalina em cidades bem pequenas, boa parte dos colaboradores habita ou possui pequenas propriedades rurais, a maioria delas em áreas de APPs ou adjacentes a elas. Após levantamento de colaboradores com necessidade de recuperação em áreas de mata ciliar, escolhemos o sítio da mãe de uma colaboradora em Presidente Getúlio (SC). Notificada pelo órgão ambiental, a pequena produtora de arroz precisava recuperar uma área de cerca de 3 hectares de mata ciliar, ao longo de 300 metros de um rio, desmatada há muitos anos para o plantio de arroz. Como ela não tinha a mínima condição para isso, a Dudalina promoveu um “Piquenique Sustentável”, durante o qual, em um sábado de manhã, 25 colaboradores da fábrica local, após avaliação e preparo da área, plantaram 1.200 mudas de árvores nativas. A ação do Piquenique Sustentável com voluntários também foi realizada em Blumenau, com o plantio de mais 100 mudas.
• Em 2013, o Inventário incluirá ainda a atividade de todas as 42 lojas próprias. O Piquenique Sustentável deverá ser ampliado, com mais locais e maior número de mudas plantadas, tendo em vista que cada árvore, em seu ciclo médio de crescimento de 15 anos, absorve aproximadamente 160 quilos de CO₂. Além disso, a Dudalina passa a participar do ciclo de publicação da Plataforma do GHG Protocol.
Parceria Instituto Sócio Ambiental Adelina Clara Hess de Souza, no contato com os colégios e organização do Piquenique Sustentável.
Investimento
• Monetário – Inventário de Emissões, compra de mudas, material de divulgação das ações e Piquenique Sustentável, R$ 20 mil por ano (valor praticamente igual em 2011 e 2012);
• Recursos Humanos da própria Dudalina (área de Sustentabilidade, RHs das Unidades, voluntários) e do Instituto Adelina, que auxiliou nas ações.
Resultados e benefícios
• Melhora no nível de controle de indicadores e operações próprias e dos fornecedores;
• Conhecimento do nível de impacto das operações dos processos produtivos da Dudalina e dos fornecedores diretos;
• Melhora nos índices de desempenho energético das atividades. Os resultados prévios referentes às emissões de 2011 indicam a diminuição das emissões por quantidade de peças produzidas (excetuando-se as atividades que antes não entravam nos cálculos);
• Neutralização das emissões provenientes do processo produtivo da Dudalina e dos fornecedores diretos;
• Distribuição e plantio de mais de 13 mil mudas de árvores nativas;
• Aumento do nível de sensibilização dos colaboradores, alunos e comunidade acerca dos impactos das emissões de GEE;
• Melhoria da Imagem da Dudalina perante a comunidade, fornecedores e colaboradores;
• Prêmio Empresa Cidadã ADVB 2012, na Categoria Preservação Ambiental, em cerimônia de premiação em Lages (SC), no dia 16 de agosto de 2012.
Ferramentas de gestão
Elaboração do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa.
Contato
Nome: Bruno Luz Martins E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: Dudalina S.A.
Setor: Vestuário
Porte: Grande
Localização: Estado de Santa Catarina
Website: www.dudalina.com.br