O Instituto Ethos criou o Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos em 2011 para contribuir na construção de uma agenda positiva na garantia dos direitos humanos e da promoção do trabalho decente, com o aprimoramento das práticas empresariais, políticas públicas e ações governamentais. Nossos objetivos com o projeto são:
– Valorizar a diversidade
– Combater o trabalho escravo
– Promover o trabalho decente
– Contribuir para o desenvolvimento dos mecanismos de reclamação e diálogo
Temos como grande desafio promover a valorização da diversidade nas empresas, engajar os líderes empresariais na agenda dos direitos humanos e estimular o trabalho decente, contribuindo para a diminuição das desigualdades. Nossas principais ações previstas são o lançamento do Guia Temático dos Indicadores para a Promoção da Equidade Racial, o apoio ao Fórum São Paulo Diverso, a realização de oficinas e seminários sobre a diversidade no mercado de trabalho e o lançamento do “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e suas Ações Afirmativas” e do “Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Maiores Fornecedores da Prefeitura de São Paulo”.
Como a sua empresa pode participar do GT
Empresas associadas ao Instituto Ethos a depender do plano de associação.
Recomendação: O Instituto Ethos recomenda e incentiva que as empresas participantes do GT de Direitos Humanos sejam signatárias e assumam os compromissos elencados na Carta Empresarial pelos Direitos Humanos e pela Promoção do Trabalho Decente. A adesão a Carta a não é pré-requisito obrigatório para participação das empresas no GT de Direitos Humanos.
Nossas publicações
– “Empresas e Direitos Humanos na Perspectiva do Trabalho Decente: Marco de Referência”
– “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”, pesquisa com edições em 2001, 2003, 2005, 2007, 2010, 2016.
– “O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT”
Agenda Pública
– Aprovação da PEC do Trabalho Escravo 2014
– Aprovação de cotas para negros em serviços públicos federais 2014
Para saber mais, clique aqui.