Eixo temático

• Cadeia de Valor

 

Principal objetivo da prática

Qualificação e evolução das práticas de sustentabilidade na cadeia de fornecedores, contribuindo para a gestão de riscos, a otimização de oportunidades, bem como a diferenciação do Grupo Boticário nos focos estratégicos em sustentabilidade.

 

Motivação

O Grupo Boticário acredita que sustentabilidade não se faz isoladamente, e por isso mesmo tem investido constantemente em ações de engajamento e atuação do público com o qual se relaciona, implantando medidas necessárias para melhorar os impactos sociais e ambientais nos negócios, em sua respectiva cadeia de valor e na sociedade.

 

Descrição da prática

As ações implementadas visam à qualificação e evolução das práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos, de forma direcionada, nos diferentes setores de abastecimento. A abrangência geográfica se dá em todo o território brasileiro em que seus fornecedores se encontram e também em territórios internacionais, especialmente naqueles do continente asiático, onde o grupo possui um escritório de negócios.

Para cada ciclo de atuação no desenvolvimento de fornecedores são definidos os setores priorizados – considerando a análise do desempenho em sustentabilidade de cada um deles no ciclo imediatamente anterior –, assim como a criticidade na segmentação de riscos e ações prioritárias dentro da iniciativa estratégica do grupo.

A gestão de fornecedores envolve três ações que, embora distintas, se complementam nos resultados:

• Comunicar – O grupo busca a criação de canais de comunicação fluidos que permitem a conexão constante com todos os seus fornecedores (3 mil cadastrados, atualmente), sejam eles estratégicos ou não estratégicos. Um desses canais é a newsletter produzida periodicamente com temas ligados à cadeia de valor e assuntos gerais sobre a gestão da empresa que possam ter impacto sobre o fornecedor. Já outras ações, como as de desenvolvimento e parceria, são mais restritas aos fornecedores estratégicos e/ou considerados críticos, número que gira em torno de 100 a 150. Há também a comunicação realizada pelo portal da empresa, bem como por meio do relatório de sustentabilidade, que reporta todas as ações relativas aos seus compromissos com o tema;

• Desenvolver – A área de sustentabilidade patrocina treinamentos específicos na sua cadeia de fornecedores, por meio e oficinas e de eventos promovidos por instituições especializadas. Há também a criação de guias orientadores para cadeias específicas e um sistema personalizado de autoavaliação, por meio do qual o fornecedor pode reportar suas próprias ações acerca do tema. Seu desempenho, assim, se torna base de avaliação e premiação anual. Existem ainda as visitas in loco, nas quais o fornecedor tem a chance de comunicar suas práticas pessoalmente e receber orientações mais personalizadas da área de sustentabilidade;

• Atuar em parcerias – Esse é um modelo utilizado cada vez mais pelo grupo e por seus fornecedores no desenvolvimento de ações que possibilitem maior entendimento e inserção das empresas nos processos de ambas as partes.

Já os temas trabalhados pelo grupo na cadeia de valor são os seguintes:

• Governança e Conduta – Requisitos legais e responsabilidade corporativa;

• Responsabilidade Compartilhada pelo Produto/Serviço – Seleção e avaliação de fornecedores, rastreabilidade de matérias-primas, impactos etc.;

• Ecoeficiência – Consumo de água, energia, geração de resíduos/efluentes e emissões de gases de efeito estufa;

• Relações Humanas – Questões trabalhistas, saúde e segurança no trabalho.

 

Parcerias

Fornecedores, interfaces internas, academia, instituto de pesquisa, consultorias, governo.

 

Investimento

Os valores variam de acordo com o plano anual de trabalho na cadeia.

 

Ferramentas de gestão

Desenvolvimento de metodologia, métricas e sistema de autoavaliação.

 

Resultados e benefícios

Os resultados do trabalho desenvolvido pela Gestão de Sustentabilidade para Fornecedores do Grupo têm sido notórios ao longo do tempo. As práticas na cadeia de valor vêm melhorando significativamente e o desempenho dos fornecedores no questionário de autoavaliação registra avanços expressivos. No último ciclo, por exemplo, cresceram quase 12 pontos percentuais em sua performance.

 

Contato

Nome: Gustavo Vidal

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Grupo Boticário

Setor: Cosméticos, perfumaria e higiene pessoal

Porte: Grande

Localização: São José dos Pinhais (PR)

Website: www.grupoboticario.com.br