Eixo temático

Cadeia de Valor

 

Data de início

2009

 

Principal objetivo da prática

Orientar, desenvolver e direcionar a rede de franquias da empresa na incorporação da sustentabilidade em suas práticas de negócio, contribuindo para a gestão de riscos, a otimização de oportunidades, bem como a diferenciação do Grupo Boticário nos focos estratégicos em sustentabilidade.

 

Motivação

O Grupo Boticário é, atualmente, a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo no setor de perfumaria e cosméticos: cerca de 900 franqueados, que somam perto de 3.550 lojas, em 1.700 cidades brasileiras, com a geração de 22 mil empregos diretos e indiretos.

Como parceiro de negócio, o franqueado compartilha a responsabilidade do compromisso com as boas práticas de gestão assumidos pelo grupo, tornando-se agente na região onde atua e transformando a rede em uma grande fonte de inspiração para as pessoas e as empresas de seu relacionamento e do entorno.

 

Descrição da prática

O projeto de Gestão de Sustentabilidade na Rede de Franquias contempla diretrizes baseadas em duas premissas: inserção da sustentabilidade nos processos corporativos e nas unidades de negócios e engajamento da cadeia de valor.

Os temas de sustentabilidade priorizados são:

• Ecoeficiência;

• Saúde e segurança;

• Promoção da diversidade;

• Relações humanas na gestão de pessoas (relações trabalhistas, combate ao trabalho análogo ao escravo e proteção aos diretos da mulher, da criança e do adolescente).

No dia a dia da gestão da franquia, a empresa promove ações efetivas que permitem maior assertividade de atuação, resultados consistentes e visão de futuro ampliada com relação à corresponsabilidade social e ambiental que envolve uma cadeia de valor.

A todos os franqueados são entregues materiais de apoio, como a série Cadernos de Sustentabilidade (coleção com seis volumes, com abordagem dos quatro temas prioritários, acrescidos de Conceitos e Princípios de Sustentabilidade e Programa Reciclagem de Embalagens) e um vídeo com orientações detalhadas para a inserção da sustentabilidade na gestão.

Também são publicados conteúdos e notícias sobre sustentabilidade nos canais direcionados à rede: extranet, programa Paixão pelo Varejo, revistas Venda Bem (para consultoras de venda das lojas) e O Boticário com Você (para revendedoras do canal de venda direta).

A dinâmica de desenvolvimento com a rede de franquias englobou ainda a agenda das reuniões quadrimestrais com consultores de campo, reuniões com times de franqueados e oficinas de sustentabilidade.

 

Parceria

O projeto é conduzido pela gerência de sustentabilidade, em parceria com diversas áreas de interface, como franchising, trade marketing, comercial, jurídica, de desenvolvimento organizacional, treinamento da rede, entre outras.

 

Investimento

Os valores variam de acordo com o plano anual de trabalho na cadeia.

 

Ferramentas de gestão

• Instrumento de Avaliação de Franquias (IAF): questionário de avaliação de toda a rede O Boticário que possui questões de sustentabilidade;

• Pesquisa de materialidade.

 

Resultados e benefícios

No decorrer do projeto, a rede de franquias passou a compreender melhor seu papel de protagonista nas transformações que a sustentabilidade pode trazer não só para cada negócio, mas para seu entorno e para a sociedade como um todo. E essa participação possibilitou melhorias nas ferramentas e na metodologia e indicou prioridades de atuação para o Grupo Boticário.

Para análise da performance dos franqueados no IAF, foram definidos pesos para as questões de sustentabilidade de acordo com os temas priorizados para a rede de franquias, totalizando a nota máxima de 10 pontos e a média 8 pontos. Em 2012, a evolução da nota em sustentabilidade dos franqueados foi de 4,3% e a da nota dos franqueados que participaram das ações de capacitação em sustentabilidade foi de 12%.

 

Contato

Nome: Gustavo Vidal

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Grupo Boticário

Setor: Cosméticos, perfumes e higiene pessoal

Porte: Grande

Localização: São José dos Pinhais (PR)

Website: www.grupoboticario.com