Eixo temático
• Direitos Humanos
• Público Interno
Data de início
2010
Principal objetivo da prática
Receber denúncias internas de potenciais atos fraudulentos ou de corrupção por um canal objetivo, simples e formal.
Motivação
Um dos ativos mais valiosos de uma companhia é sua reputação em termos de integridade, profissionalismo e imparcialidade. Esse compromisso da empresa com elevados padrões de comportamento ético está expresso nos princípios fundamentais contidos em suas normas de conduta empresarial, que orientam e direcionam todos os funcionários para que possam tomar decisões corretas.
Para supervisionar a implementação e o cumprimento dessas normas, além do Comitê de Ética, foi criado um canal de comunicação interno chamado Linha Ética, por meio da qual todo funcionário pode e deve relatar qualquer violação a seu conteúdo ou de qualquer lei ou política da empresa.
A disponibilidade desse canal denota o compromisso da empresa com a boa governança corporativa e uma postura proativa em relação a fraudes e condutas irregulares, possibilitando melhorias no ambiente de trabalho e a abertura de capital.
Descrição da prática
A Linha de Ética é uma linha telefônica gratuita, operada por uma empresa externa com experiência em processamento de chamadas sensíveis, reservada especificamente para comunicações internas sobre potenciais violações de questões de ética e compliance.
Os interessados podem denunciar anonimamente, com garantia de confidencialidade das informações, exceto quando sua divulgação for autorizada pela companhia ou exigida por lei.
A gestão é feita desde o processo de denúncia até seu encerramento, permitindo que o resultado seja publicado.
Parceria
Áreas de RH e Comunicação.
Investimento
- Book de conduta;
- Treinamento;
- Chats com gestores via internet;
- Profissionais para investigação;
- Site de coleta de informação: www.resguarda.com
Ferramentas de gestão
- Comitê de Ética;
- Book de divulgação;
- Monitoramento de denúncias e apurações;
- Semestralmente, reforço da divulgação e chats com gestores.
Resultados e benefícios
- Redução de reclamações dos funcionários;
- Maior consciência dos gestores;
- Mudança de cultura.
Contato
Nome: Daniela Basso
E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: McDonald’s Brasil
Setor: Alimentação
Porte: Grande
Localização: São Paulo
Website: www.mcdonalds.com.br