Em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e com uma crescente pressão externa pela adoção de padrões éticos em todas as relações, sejam internas e/ou externas, a boa governança se torna ativo essencial para a sustentabilidade das organizações. Acrescido do reconhecimento crescente de que problemas comuns exigem ações conjuntas, principalmente quando se trata de temas como integridade, transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e combate à corrupção, a atuação coletiva tem o poder de potencializar o impacto de ações individuais.

Para responder a este desafio, o Instituto Ethos e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, conjuntamente à empresas e entidades setoriais colaboraram para a elaboração do Movimento de Integridade do Setor de Engenharia e Construção (MISEC), promovendo a adesão e a capacitação de empresas e entidades setoriais que atuam no setor e sua cadeia de valor, independentemente do seu porte e forma de governança, almejando um ambiente de negócios ético, íntegro e transparente.

O objetivo final do MISEC é mobilizar o setor para a consolidação de um ambiente ético e saudável, com integridade e livre de corrupção, criando estímulos à defesa da concorrência leal para gerar novas oportunidades de negócios em bases sustentáveis. Afim de fomentar uma cultura de ética e de integridade, mas também de modo a alçar a governança corporativa a condições mais transparentes e justas nos processos de contratação pública ou privada.

Assim, o movimento busca a mobilização do setor para o aprimoramento de um ambiente ético, íntegro e de permanente combate à corrupção.  Em defesa da livre concorrência para gerar novas oportunidades de negócios, influenciando toda a cadeia de valor do setor de engenharia e construção. Com a adoção de boas práticas empresariais busca-se criar uma metodologia replicável para diversos setores até alcançarmos a autorregulação setorial.

Saiba mais sobre o Movimento

 

Secretaria executiva: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Rede Brasil do Pacto Global

Empresas:

Andrade Gutierrez

Camargo Corrêa Infra

Carioca

CBIC

Construtora Barbosa Mello

Metha (OAS)

MIP Engenharia

MRV

OEC

Promon

Queiroz Galvão

SINICON

UTC Participações