Eixo temático
• Meio Ambiente
• Cadeira de Valor
• Comunidade e Sociedade
Principal objetivo da prática
A linha de produtos SOU faz parte de um processo ecoeficiente da Natura, que considera a cadeia de ponta a ponta para otimizar recursos e reduzir custos e impacto negativos, como menos lixo, menor gasto de energia, menos transporte e, consequentemente, menos poluição. A marca propõe um novo jeito de consumir: mais consciente, com todo o prazer e qualidade, diminuindo o desperdício e valorizando o essencial.
Motivação
Ao instituir a sustentabilidade como um diferenciador de negócio, a Natura procura incorporá-la em toda a organização por meio de uma abordagem transversal. O tema é hoje componente relevante desde o planejamento da companhia, passa pela definição de indicadores e metas, embasa atividades de educação para os colaboradores e demais públicos de relacionamento, além de estar atrelado às análises de desempenho e remuneração de liderança.
Descrição da prática
O processo de fabricação da linha SOU resulta no que a empresa chama de roda da ecoconcepção. Nela, todos são protagonistas: o meio ambiente, o produto, o sistema produtivo e questões logísticas e, especialmente, o consumidor. Dessa forma, a empresa inovou em todo o ciclo de desenvolvimento da marca, desde a escolha de ingredientes e embalagens, passando pelo processo produtivo, até o descarte, para atender aos principais desejos do consumidor e gerar o menor impacto ambiental negativo possível, buscando a melhor solução para cada um e para o planeta, do começo ao fim do produto.
A embalagem chega na forma de um rolo de filme plástico, que entra em uma única máquina para ser selado e cortado no formato determinado, diferentemente das embalagens convencionais, divididas em diversas partes – frasco, válvula, tampa, rótulo. A mesma máquina envasa o produto e coloca a tampa.
Investimento
Essa informação é confidencial.
Resultados e benefícios
• A economia de plástico é de 70% em relação às embalagens convencionais, emitindo, consequentemente, cerca de 60% menos de CO₂;
• O fato de o produto não ter corante reduziu o tempo de lavagem da máquina que mistura as matérias-primas fosse reduzido, assim como o consumo de água em sua limpeza;
• O formato do produto ocupa menos espaço no transporte, na casa do consumidor e no descarte, gerando menos poluição e lixo no ambiente;
• O design permite o uso do produto até a última gota, evitando desperdícios;
• A redução de custos em todo o processo dá acesso a muito mais pessoas à linha de produtos SOU, com toda a qualidade Natura e o mínimo de impacto ambiental negativo.
Ferramentas de gestão
A criação da nova marca envolveu diversas áreas da companhia, como tecnologias sustentáveis, desenvolvimento de embalagens, design, sustentabilidade, operação e marketing e área comercial. Juntas, definiram o conceito da linha – a ideia por trás do projeto –, que se propõe a incentivar um novo jeito de consumir, se diferenciando no mercado pela redução do impacto socioambiental negativo em sua produção (comparado a uma linha tradicional), pelo conceito relevante e diferenciado que oferece ao consumidor e pelo preço – uma faixa na qual a Natura ainda não tinha forte presença.
As definições incluíram ainda a participação dos fornecedores, especialistas em consumo consciente, resíduos e gases de efeito estufa, além de consumidores e consultores que participaram de painéis de diálogo sobre o tema durante o desenvolvimento do projeto.
Contato
Nome: Guilherme Machado
E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: Natura Cosméticos
Setor: Indústria cosmética
Porte: Grande
Localização: Cajamar (SP)
Website: www.natura.com.br