O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que propõe implementar um Protocolo ASG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. Além de ser uma poderosa métrica para nortear o status da desigualdade racial dentro das empresas brasileiras, o índice também é um instrumento estratégico para estimular e mensurar o progresso na correção das desigualdades raciais dentro e fora das organizações.
O protocolo de ações conta com regras de governança que prezam pela representatividade dos distintos públicos envolvidos com o tema racial e com a agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), além de contemplar mecanismos próprios de mensuração do equilíbrio racial (o Índice ASG de Equidade Racial – IEER), de avaliação de resultados e certificação por organizações independentes.
Com o apoio da sociedade civil, e por meio da implementação de ações afirmativas, acreditamos que este movimento de fomento à inclusão produtiva da população negra é capaz de mudar a realidade brasileira em apenas uma geração.
Saiba mais sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial.
Instituto Ethos como organização homologadora do Pacto
O Instituto Ethos é uma organização homologadora do Pacto pela Equidade Racial, sendo responsável pela capacitação e habilitação das empresas e/ou organizações que tenham interesse na atuação como certificadoras.
A qualificação divide-se em três eixos: temático em relação a Equidade Racial; orientativo quanto ao Protocolo ESG de Equidade Racial; e de formação de Auditores.
Com um histórico de capacitações customizadas em temas ligados à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), o Instituto Ethos desenvolveu o Indicadores Ethos-CEERT para Promoção de Equidade Racial, uma ferramenta de gestão que busca estimular a promoção da diversidade com foco em equidade racial.
Os cursos de Diversidade e Inclusão, que são continuamente oferecidos, evidenciam a experiência, autoridade e compromisso do Instituto Ethos na construção de oportunidades e espaços seguros para grupos minorizados.
É importante mencionar também, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, iniciativa de estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais com o obejtivo de ajudar a superar a discriminação de gênero e raça dentro das organizações.
Quais são os benefícios em atuar como empresa certificadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial?
As certificadoras são voltadas para a auditoria e/ou certificação da implementação, acompanhamento e definição do IEER pelas instituições interessadas, através do monitoramento anual das ações afirmativas desenvolvidas e verificação dos compromissos de Investimento em Equidade Racial contemplados no protocolo ASG para Equidade Racial no Brasil.
Essas empresas certificadoras estabelecerão critérios de auditoria/certificação de acordo com a realidade da organização e seu setor, desde que dentro de parâmetros mínimos definidos pela homologadora.
O processo para se tornar uma certificadora do Pacto conta com as seguintes etapas:
Etapa 1 – Inscrição para análise documental e verificação de preenchimento de requisitos;
Etapa 2 – Capacitação na temática racial, Pacto pela Equidade Racial (IEER N1, IEER N2 e IEER N3) e auditoria;
Etapa 3 – Visita técnica do Instituto Ethos com entrega de relatório situacional (opcional);
Etapa 4 – Emissão de certificado.
Conheça as empresas que se tornaram certificadoras através do Ethos:
- Ser Antirracista
Entre em contato para saber mais informações: [email protected]