O “Perfil Social, Racial e de Gênero” é uma pesquisa fundamental conduzida pelo Instituto Ethos desde 2001, cujo propósito é analisar a composição das maiores empresas do Brasil em termos de gênero, raça, idade e outros aspectos que refletem a diversidade, equidade e inclusão. Esta pesquisa é um marco significativo no esforço contínuo de promover a justiça social e a sustentabilidade nas organizações.
O Ethos tem como missão mobilizar e sensibilizar as empresas a conduzirem suas operações de maneira socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Uma das maneiras pelas quais alcançamos esse objetivo é por meio do “Perfil Social, Racial e de Gênero”, que ao passar dos anos, teve seu campo de pesquisa ampliado de 500 maiores empresas do Brasil, para as 1000 maiores empresas e 100 maiores instituições financeiras do país.
A edição atual
GANHO DE CONSCIÊNCIA DAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS EXECUTIVAS DAS EMPRESAS
Esta edição do Perfil revela um ganho de consciência das principais lideranças executivas ao reconhecerem que há uma baixa presença de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas LGBTI+ nos diferentes níveis hierárquicos, em especial nos espaços de tomada de decisão. A partir dos níveis de gerência, aumenta significativamente a percepção de que a proporção desses grupos está “abaixo do que deveria”, reforçando o entendimento de que há um afunilamento hierárquico. Vale destacar que pessoas com deficiência e pessoas negras são as ausências mais percebidas.
As lideranças atribuem essa baixa representatividade a três fatores centrais: ausência de programas de liderança que impulsionem esses profissionais para cargos mais estratégicos; ausência de políticas, ações afirmativas e práticas de diversidade e inclusão; e falta de qualificação profissional para os cargos – sendo essas as mesmas justificativas presentes nas edições anteriores do Perfil. De acordo com a edição atual, as lideranças estão cientes das medidas que precisam tomar para mudar esse cenário. Há o reconhecimento de que faltam às empresas práticas e políticas mais estratégicas que caminhem em conjunto com a conscientização e mudanças culturais.
Os dados e a percepção das lideranças empresariais demonstram que é preciso avançar da consciência para a ação. Apesar do ganho de consciência, é necessário estabelecer políticas e práticas transformadoras, que tenham metas de inclusão robustas. A pesquisa completa do Perfil demonstra que, nas empresas que estabelecem metas, as ações são ainda muito pontuais e se concentram em iniciativas de “porta de entrada”. Houve um avanço em trazer as diversidades nos últimos anos, mas ainda sem políticas que as elevem a diferentes posições e sem considerar as interseccionalidades, o que corrobora para a manutenção do afunilamento hierárquico.
Esta edição nos encoraja para uma ação coordenada e estratégica. Embora os dados ainda sejam alarmantes, eles nos revelam a importância de atrelar as ações de diversidade, equidade e inclusão sob a perspectiva interseccional, respeitando os direitos humanos e atuando de forma coletiva e articulada com os diferentes atores sociais.
Patrocínio e parcerias
O Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2023-2024 têm o patrocínio da Anbima, PwC Brasil, Movimento Mulher 360, Mover, Accenture e Nubank.
São parceiros estratégicos o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Rede Empresarial de Inclusão Social, no apoio institucional, contamos com o suporte do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, ABRH Brasil e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.
Baixe o estudo completo aqui.